Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Feijão
Alimentos

Feijão

Podes cozinhar o feijão sozinho apenas com água e sal, temperá-lo das mais diversas formas. Ao juntar-lhe carnes e enchidos podes deliciar-te com uma feijoada. Em sopas e purés tornam mais rica qualquer refeição.

Informação Nutricional

Rico em hidratos de carbono e proteínas, o feijão é ainda uma boa fonte de fibra alimentar, vitaminas (B1, PP e ácido fólico) e minerais como potássio, fósforo, ferro e magnésio.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Feijão-Branco cozido (demolhado)  Feijão-Frade cozido (demolhado) Feijão-Manteiga cozido (demolhado)
Energia (kcal) 103 123 107
Água (g) 69,6 66,2 68,6
Proteínas (g) 6,6 8,8 7,8
Lípidos (g) 0,5 0,7 0,6
Hidratos de Carbono (g) 14,6 18,1 14,0
Fibra (g) 6,7 4,7 7
Tiamina (mg) 0,10 0,19 0,14
Niacina (mg) 0,60 0,50 0,70
Ácido Fólicog) 43 210 43
Fósforo (mg) 120 140 150
Potássio (mg) 320 320 420
Magnésio (mg) 47 47 51
Ferro (mg) 2,5 1,9 2,7
Vantagens e desvantagens

O consumo regular de feijão ajuda ao bom funcionamento intestinal e também a melhorar os níveis de colesterol no sangue.

Feijão com arroz? As proteínas do feijão são de qualidade mais baixa que a do ovo, da carne ou do peixe. Mas pode ser aumentada se combinares o consumo de feijão com cereais, como o arroz. 

Os hidratos de carbono do feijão são predominantemente complexos, logo de absorção lenta pelo organismo. É por isso que o feijão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Bom para as mulheres: o ferro — mineral no qual o feijão é muito rico, sobretudo o encarnado – é importante no transporte de oxigénio no organismo, na produção de energia e no sistema imunitário. É particularmente importante nas mulheres que têm um maior risco de deficiência neste mineral.

Quem tem dificuldades de digestão das leguminosas deve evitar o consumo do grão inteiro e preferir o feijão em puré.

Como comprar e conservar

Prefere o feijão seco, embora seja preciso demolhá-lo de um dia para o outro antes de cozinhar. Escolhe grãos intactos, sem humidade bolores ou manchas. Se estiver num saco fechado ao abrigo do calor o feijão dura até um ano.

Também podes optar por leguminosas já cozidas, em lata ou em frasco. Porém, as variedades enlatadas de feijão podem conter valores de sódio muito elevados, pela adição de sal durante o processamento.

 

Receitas Relacionadas

"feijoada"
Receita 
Nestlé
  |  
Fácil
  |  
Moderado

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…