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Espargo
Alimentos

Espargo

Embora apenas cerca de 20 variedades de espargos sejam comestíveis, são conhecidas aproximadamente 300. 

Originário da região mediterrânica, caracterizado pela sua forma semelhante a uma seta, e a sua textura tenra, o espargo é hoje cultivado em muitos dos países de clima temperado, provindo a maioria dos Estados Unidos, Peru, França, Espanha e outros países banhados pelo Mediterrâneo. 

Embora as variedades mais comuns de espargos sejam verdes, existem outras duas variedades comestíveis. Os espargos brancos, de sabor mais suave e mais tenros, crescem debaixo do solo o que inibe a produção de clorofila e, consequentemente, lhes confere a distinta cor branca. Encontram-se geralmente em lata, mas em algumas superfícies comerciais é possível encontrá-los frescos. São, geralmente, mais caros que os verdes, uma vez que a sua produção exige mais mão-de-obra. A outra variedade comestível é a de cor púrpura. São espargos de tamanho muito mais reduzido que os verdes ou os brancos e possuem um sabor frutado. Com uma cozedura prolongada a cor pode desaparecer.
Informação Nutricional

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Espargo Cru Espargo Cozido
Energia (kcal) 22 20
Água (g) 93,4 93,8
Proteínas (g) 2,1 2,2
Lípidos (g) 0 0
Hidratos de Carbono (g) 2,7 2,2
Fibra (g) 1,5 1,2
Vitamina B6 (mg) 0,09 0,07
Vitamina C (mg) 10 8
Fósforo (mg) 68 47
Potássio (mg) 260 220
Magnésio (mg) 15 16
Vantagens e desvantagens

O espargo contém um tipo de hidrato de carbono denominado inulina. O nosso organismo não tem capacidade de digerir a inulina, no entanto, as bactérias presentes no nosso organismo, que promovem a nossa saúde, tais como a Bifidobacteria ou Lactobacilli, conseguem digerir. Quando a nossa alimentação contém uma boa quantidade de inulina, o crescimento e actividade destas “bactérias boas” aumenta, dificultando assim a proliferação de bactérias patogénicas.

O espargo é uma boa fonte de potássio e contém baixo teor de sódio. Este perfil mineral em conjunto com um dos aminoácidos presentes na sua composição - a aspargina - dá ao espargo um efeito diurético. (O espargo pode causar um odor característico na urina, resultado do metabolismo de alguns dos seus componentes que contêm enxofre).

fósforo, presente no espargo em quantidade significativa, é o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está localizado nos ossos e dentes. O fósforo está presente em todas células do organismo onde desempenha funções muito variáveis e todas elas da maior importância. Tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato. As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia na forma de fosfato de adenosina.

A vitamina B1 está presente em variadas reacções químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas, lípidos, hidratos de carbono e ácidos nucleicos.

A vitamina E evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.

Como comprar e conservar

Os rebentos de espargo devem ter uma forma cilindra mas não ser demasiado grossos nem estar torcidos. Procura os mais estreitos e firmes com pontas fechadas de cor púrpura ou verde escura. O final da haste não deverá ser demasiado lenhosa, contudo uma pequena porção lenhificada evita que o espargo seque. Uma vez aparado e cozinhado, o espargo perde cerca de metade do seu peso total.

De forma a obter um melhor sabor usa os espargos um ou dois dias após a compra. Coloca-os no frigorífico com a parte final enrolada numa toalha de papel húmida, e certifica-te que ficam numa parte escura, uma vez que o ar, a luz e o calor destroem os folatos (compostos pertencentes ao grupo das vitaminas hidrossolúveis do complexo B).

 

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