Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Chocolate
Alimentos

Chocolate

Sabias que “Chocolate” é um termo grego que significa “Alimento dos Deuses”?

E que o chocolate branco não é verdadeiramente “chocolate” porque não tem a pasta de cacau, possui apenas a manteiga de cacau misturada com leite e açúcar?

Informação Nutricional

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Chocolate preto para culinária Chocolate de leite
Energia (kcal) 502 552
Proteínas (g) 5,4 8
Lípidos (g) 30,5 33,9
Hidratos de Carbono (g) 44 53,1
Cálcio (mg) 43 190
Magnésio (mg) 110 55
Potássio (mg) 380 420
Vantagens e desvantagens

No trabalho intelectual…

O chocolate oferece ao nosso organismo de forma fácil glicose, um tipo específico de açúcar de rápida absorção que o cérebro utiliza e, por isso mesmo, muito importante para o trabalho intelectual.

Daí que seja frequente sentirmos vontade de comer chocolate enquanto estudamos ou em períodos de maior trabalho intelectual. Possui substâncias a partir das quais produzimos serotonina, a chamada hormona do bem-estar.

O chocolate também contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito ligeiramente estimulante ao organismo ajudando a despertar e a concentrar.

Na saúde cardiovascular…

Os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonóides, que detêm atividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente cardiovascular. Embora estes compostos estejam presentes em vários alimentos de origem vegetal como o chá, o café ou mesmo o vinho tinto, poucos alimentos são tão ricos neste componente como o chocolate preto.

Por esta razão o cacau e os seus derivados têm sido muitas vezes referidos como “super-alimentos” uma vez que apresentam maior poder antioxidante do que alguns frutos conhecidos pela sua riqueza em antioxidantes, como as amoras ou a romã.

Quanto mais elevada a percentagem de cacau num chocolate, maior o seu teor de flavonóides e maior o seu poder antioxidante.

Como não há bela sem senão…

O chocolate contém cerca de 60% de hidratos de carbono e 30% de gordura o que se traduz num valor calórico que ronda as 500kcal/100g. Isto significa que o seu consumo deve ser devidamente integrado num estilo de vida ativo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada indivíduo.

Como comprar e conservar

Ao comprar este alimento deve garantir-se que a embalagem está intacta. No momento de consumo certifica-te que o chocolate tem a sua cor habitual, sem zonas descoradas, e que apresenta textura de acordo com o tipo de chocolate. 

Deve ser armazenado em local fresco e seco, longe da luz do sol.

Fica a saber mais sobre os benefícios do cacau

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…