Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Beringela
Alimentos

Beringela

A beringela é um hortícola de forma variável (ovóide, esférica ou alongada), sendo a forma ovóide ou tipo pêra a mais comum. Tem polpa carnuda e esponjosa e, regra geral, tem uma coloração roxa no exterior mas também já se encontram beringelas de outras cores.

A variedade selvagem é originária da Índia e foi na China que começou a ser cultivada.

 
Informação Nutricional

A beringela é rica em água (mais de 90%) e tem um valor energético muito baixo (cerca de 16 kcal/100g). O conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destaca-se o ácido fólico, bem como o potássio.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Beringela Crua Beringela Grelhada com Azeite
Energia (kcal) 21 99
Água (g) 92,5 78,9
Proteínas (g) 1,1 2,0
Lípidos (g) 0,2 7,1
Hidratos de Carbono (g) 2,4 4,3
Ácido Fólico (µg) 20 17
Potássio (mg) 230 400
Vantagens e desvantagens

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contração muscular, no ritmo cardíaco e na regulação da pressão arterial.

O magnésio, o fósforo e o cálcio contribuem para a saúde dos ossos e dentes.

O ácido fólico é importante para a divisão das células e formação de glóbulos vermelhos. Ajuda a reforçar o sistema imunitário e, previne malformações no feto durante a gravidez.

A beringela é uma boa fonte de compostos fenólicos, cuja actividade antioxidante ajuda a proteger contra danos nas células e tecidos.

Como comprar e conservar

Escolhe beringelas firmes ao tacto e pesadas relativamente ao tamanho. A pele deve ser lisa e de cor viva, sem mazelas ou zonas moles. O pé no topo da beringela deve ter uma cor verde e não estar amolecido. Para testar o grau de maturação da beringela, pressiona ligeiramente a pele com o dedo, se deixar marca é porque está madura.

Deverás ter cuidado na manipulação porque se trata de um alimento delicado. Conserva no frigorífico logo a seguir à compra e não deixes passar muito tempo até consumir. Não envolvas em película porque impede a "respiração" e afasta dos restantes hortícolas para limitar o amadurecimento precoce.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…