Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Aipo
Alimentos

Aipo

Legume que na Roma Antiga era reconhecido pelo seu poder afrodisíaco, o aipo adquiriu recentemente novo protagonismo ao ser um dos ingredientes estrela em sumos e smoothies desintoxicantes, reconhecido pelas suas propriedades depurativas.

De sabor muito acentuado, ou é amado ou odiado.

Vantagens e desvantagens

O aipo é rico em vitamina C, esta promove a resistência a infeções, atua como co-fator em inúmeras reações no nosso organismo além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra danos nas células.

Relativamente ao potássio, este intervém na contração muscular, ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.

As propriedades nutricionais do aipo fazem com que seja benéfico também para a saúde óssea, devido às quantidades apreciáveis de cálcio e fósforo. O fósforo é o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está localizado nos ossos e dentes, apresenta um papel relevante na formação molecular do ácido desoxirribonucleico, do ácido ribonucleico e adenosina trifosfato.

O aipo contém compostos activos designados phthalides que reduzem as hormonas do stress, responsáveis pela contração dos vasos sanguíneos, e intervêm no relaxamento das fibras musculares lisas das artérias, promovendo uma menor pressão do fluxo sanguíneo.

O aipo corresponde ainda a uma fonte de sódio. Esse mineral participa em vários processos no organismo como nas contrações musculares, impulsos nervosos, equilíbrio de água no organismo, entre outros. Porém, em excesso, pode promover o aumento da tensão arterial, um dos factores de risco mais importantes para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral.

Como comprar e conservar

O aipo encontra-se disponível durante todo o ano embora o verão seja a época na qual se pode desfrutar ao máximo das suas particularidades nutricionais. 

No momento da aquisição verifica se as folhas do aipo se apresentam verdes brilhantes e sem manchas amarelas ou castanhas, através da separação dos talos.

Em casa, armazena o aipo num saco de plástico no frigorífico, nestas condições o aipo permanece fresco durante quatro dias, embora perca algumas propriedades nutricionais. A congelação do aipo fará com que murche, por esta razão deves evitá-la, a menos que o utilizes imediatamente num prato cozinhado.

Como utilizar

O aipo pode consumir-se cru ou cozinhado, apenas os talos ou também as folhas.

Os talos são ótimos como snack ou entrada, por exemplo a acompanhar patés e dips na vez de tostas, e as folhas podem também ser usadas na sopa. Pode ainda ser usado em saladas, purés, arrozes, guisados, estufados, sumos e batidos. 

 

Receitas Relacionadas

"Dip de Vegetais"
Receita 
Nestlé e Pingo Doce
  |  
Fácil
  |  
Económico

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…