Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

PÊSSEGO

O pêssego, que em grego significa “maçã da Pérsia”, é uma das frutas mais consumidas e apreciadas em todo o mundo. Esta fruta caracteriza-se por ter um sabor doce e aroma delicado. Caracterizado pela sua casca aveludada ou lisa, de cor vermelha, rosada ou amarela. Pelo seu poder , e refrescante, faz do pêssego um autêntico fruto de verão.

Em Portugal, as principais regiões produtoras deste fruto são o Ribatejo, Palmela, Algarve, Campo Maior, Vilariça e Cova da Beira.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Como acontece com a maioria das frutas, o pêssego tem mais de 87% de água e, em média, tem 38 kcal por cada 100g. O pêssego é uma excelente fonte de vitaminas C e do complexo B e ainda de minerais, como o potássio e o fósforo. Apesar de existirem diferentes variedades, a cor amarela ou rosada da polpa, deixa adivinhar que é uma boa fonte de carotenoides, nomeadamente ?-caroteno, que o nosso organismo transforma em vitamina A. É ainda uma fonte importante de fibra, sendo que um pêssego de tamanho médio (140g) fornece 3,5 g deste nutriente, mais de 10% do valor diário recomendado.

Consegue ainda encontrar a versão enlatada, que é naturalmente mais calórica, uma vez que tem maior quantidade de açúcar proveniente da calda.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Natural

Enlatado

Energia (Kcal)

38

83

Água (g)

87,5

77,8

Proteínas (g)

0,6

0,2

Lípidos (g)

0,3

0,1

Hidratos de Carbono (g)

8,1

20,6

Fibra (g)

2,3

1

Vitamina C (mg)

4

6

Vitamina A (µg)

67

43

Potássio (mg)

160

154

Fósforo (mg)

20

9

g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

 

COMO COMPRAR E CONSERVAR

Ao escolher os pêssegos, tenha em atenção que a sua polpa é bastante sensível. Assim, deve comprar pêssegos sem manchas ou toques.

Se optar por comprar pêssegos ainda verdes, pode deixá-los à temperatura ambiente para amadurecerem.  Caso prefira comprar este fruto já maduro, opte por guardá-lo no frigorifico até cerca de uma semana, podendo assim usufruir do pêssego fresco.

COMO UTILIZAR

O pêssego, por ser um fruto fresco, é uma ótima opção para lanches de verão, como fruta ou em sumo. Pode ainda adicioná-lo a saladas, dando um toque agradável e saboroso. Este fruto é ainda utilizado para compotas, bolos, tartes e licores.

CURIOSIDADES

“Quer ter pele de pêssego?” Esta expressão tem a ver com a textura aveludada da pele exterior do pêssego, mas reflete também a ideia de que o pêssego retarda o envelhecimento, pela sua riqueza em antioxidantes! 

PARTILHAR 2 LIKES

Sugestões