Pêssego
Alimentos

Pêssego

O pêssego, que em grego significa “maçã da Pérsia”, é uma das frutas mais consumidas e apreciadas em todo o mundo.

Esta fruta de casca aveludada e polpa vermelha, rosada ou amarela tem um aroma doce e delicado e pelo seu teor de água é também muito refrescante o que a torna um autêntico fruto de verão.

Em Portugal, as principais regiões produtoras deste fruto são o Ribatejo, Palmela, Algarve, Campo Maior, Vilariça e Cova da Beira.

“Quer ter pele de pêssego?” Esta expressão tem a ver com a textura aveludada da pele exterior do pêssego mas reflete também a ideia de que o pêssego retarda o envelhecimento, pela sua riqueza em nutrientes anti-oxidantes!

Informação Nutricional

Por ser da família das rosáceas, esta fruta tem um aroma delicado e um sabor agradável e é muito rica em diversos nutrientes. Como acontece com a maioria das frutas, o pêssego tem mais de 80% de água e apenas 38 kcal por cada 100g. É uma excelente fonte de Vitamina C, de vitaminas do complexo B e ainda de minerais como o Potássio e o Fósforo.

Apesar de existirem diferentes variedades, a cor amarela ou rosada da polpa, deixa adivinhar que é uma boa fonte de carotenoides, nomeadamente betacaroteno, que o nosso organismo transforma em vitamina A. O pêssego é ainda uma fonte importante de fibra, sendo que um pêssego médio (140g) fornece 3,5 g deste nutriente, mais de 10% do valor diário considerado ideal.

Consegues ainda encontrar a versão enlatada, que é naturalmente mais calórica, uma vez que tem maior quantidade de açúcar proveniente da calda.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Pêssego
Energia (kcal) 44
Água (g) 87,5
Proteínas (g) 0,6
Lípidos (g) 0,3
Hidratos de Carbono (g) 8,1
Fibra (g) 2,3
Vitamina A (µg) 67
Vitamina C (mg) 4
Potássio (mg) 160
Fósforo (mg) 20

Como comprar e conservar

Ao escolher os pêssegos, tem em atenção que a sua polpa é bastante sensível. Assim, deves comprar pêssegos sem manchas ou toques.

Se optares por comprar pêssegos ainda verdes, podes deixá-los à temperatura ambiente para amadurecerem.  Caso prefiras comprar este fruto já maduro, opta por guardá-lo no frigorifico até cerca de uma semana, podendo assim usufruir do pêssego fresco.

Como utilizar

O pêssego, por ser um fruto fresco, é uma ótima opção para lanches de verão, como fruta ou em sumo.

Podes ainda adicioná-lo a saladas, dando um toque agradável e saboroso. Este fruto é ainda utilizado para compotas, bolos, tartes e licores.

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…