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NABO

Apesar de não ser o alimento mais atraente do mercado, vale a pena conhecê-lo um pouco mais!


O nabo, de nome científico Brassica rapa, pode ser comido cru ou cozinhado e tem feito parte da dieta humana há milhares de anos, como por exemplo, da dieta dos antigos romanos e gregos. Pode ter cor branca ou arroxeada e forma redonda ou alongada. Pode encontrar esta raiz durante todo o ano, embora a sua melhor época seja entre outubro e maio.

Este é um alimento com uma grande percentagem de água mas com baixo valor calórico e em macronutrientes, sendo por isso, uma boa opção a incluir numa dieta de controlo de peso.

Com 2,2g de fibra quando cozido, o nabo ajuda na redução de apetite, controlo de glicémia e regulação do intestino. É ainda rico em vitamina C, contendo 15% da Dose Diária Recomendada para adultos desta vitamina. Esta quantidade vai facilitar a absorção de ferro presente em produtos de origem vegetal.

Como usar

Devido ao seu sabor leve é facilmente utilizado em diversos pratos. Ideal para bases de sopas ou purés e como acompanhamento de peixe, arroz ou outros legumes. Se preferir pode manter a casca, bastando para isso que lave bem o nabo antes de o utilizar. Ao adicionar nabo à sopa de feijão, por exemplo, vai contribuir para uma melhor absorção do ferro presente nesta leguminosa.

Fatores Nutricionais

 

Cru

Cozido

Energia (Kcal)

16

14

Água (g)

93,5

94,2

Proteínas (g)

0,4

0,4

Lípidos (g)

0,4

0,4

Hidratos de Carbono (g)

3

2,3

Fibra (g)

2

2,2

Vitamina C (mg)

18

12


Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Como escolher

Procure nabos de tamanho pequeno a médio, com aspeto limpo e sem defeitos. Pode conservá-los no frigorífico, dentro de um saco de plástico perfurado, durante cerca de 1 mês.
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