Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Nabo
Alimentos

Nabo: Informação nutricional

Apesar de não ser o alimento mais atraente do mercado, vale a pena conhecê-lo um pouco mais!

O nabo, de nome científico Brassica rapa, pode ser comido cru ou cozinhado e tem feito parte da dieta humana há milhares de anos, como por exemplo, da dieta dos antigos romanos e gregos. Pode ter cor branca ou arroxeada e forma redonda ou alongada. Podes encontrar esta raiz durante todo o ano, embora a sua melhor época seja entre outubro e maio.

Informação Nutricional

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Cru Cozido
Energia (kcal) 21 19
Água (g) 93,5 94,2
Proteínas (g) 0,4 0,4
Lípidos (g) 0,4 0,4
Hidratos de Carbono (g) 3 2,3
Fibra (g) 2 2,2
Vitamina C (mg) 18 12

Vantagens e desvantagens

Este é um alimento com uma grande percentagem de água mas com baixo valor calórico e em macronutrientes, sendo por isso, uma boa opção a incluir numa dieta de controlo de peso.

Com 2,2g de fibra quando cozido (por cada 100g), o nabo ajuda na redução de apetite, controlo de glicémia e regulação do intestino. É ainda rico em vitamina C, contendo 15% da Dose Diária Recomendada para adultos desta vitamina. Esta quantidade vai facilitar a absorção de ferro presente em produtos de origem vegetal.

Como comprar e conservar

Procura nabos de tamanho pequeno a médio, com aspeto limpo e sem defeitos.

Podes conservá-los no frigorífico, em recipientes reutilizáveis como: caixas de vidro com tampa, sacos de silicone com zipper ou outros reutilizáveis, durante cerca de 1 mês.

Como utilizar

Devido ao seu sabor leve é facilmente utilizado em diversos pratos. Ideal para bases de sopas ou purés e como acompanhamento de peixe, arroz ou outros legumes.

Se preferires, podes manter a casca, bastando para isso que laves bem o nabo antes de o utilizar. Ao adicionar nabo à sopa de feijão, por exemplo, vais contribuir para uma melhor absorção do ferro presente nesta leguminosa.

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…