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COGUMELOS

Os cogumelos são uma iguaria que pode ser apreciada tanto pelas suas características gastronómicas como pelo seu valor nutricional.
 
 Os cogumelos são alimentos muito apreciados desde a antiguidade por se acreditar no seu elevado valor nutricional e medicinal, conhecendo-se cerca de 2000 espécies comestíveis. Os egípcios acreditavam que os cogumelos eram um presente do Deus Osíris, os antigos romanos achavam que eram um alimento divino por terem sido atirados por Júpiter através de raios e na Grécia os guerreiros acreditavam que os cogumelos os proviam de força e coragem. Entre os chineses e japoneses, os cogumelos eram considerados uma mais-valia para a saúde e os índios mexicanos utilizavam-nos como alucinogénios em rituais religiosos e fins terapêuticos. 
São preparados como um legume mas na verdade são fungos, um organismo vivo sem raízes, flores, folhas ou sementes. Podem ser cultivados, no entanto nascem muitas vezes selvagens em diversas regiões do mundo.
Algumas variedades espontâneas são altamente tóxicas, sendo necessária apenas uma pequena quantidade para causar danos aos sistemas digestivo, nervoso ou até para causar a morte. Por este motivo é importante que a colheita seja feita por alguém que conheça bem as espécies. 
A nível nutricional, apresentam um alto teor de proteína e são uma fonte de minerais e fibra. Apresentam ainda um baixo teor de lípidos, o que resulta num baixo valor calórico. 
 
Como usar
Caso prefira utilizar cogumelos frescos tente não lavar ou deixar de molho em água, uma vez que estes absorvem bastante os líquidos. Opte por utilizar uma escova macia ou um pano húmido para retirar o excesso de terra.
Os cogumelos são bastante versáteis: podem ser utilizados em salteados, adicionados a pratos de massas, sopas e até os pode rechear!
 
Tabela Nutricional
Os cogumelos são ricos em proteínas e fibras, sendo apontados como alternativa proteica para países em vias de desenvolvimento. São ainda pobres em gorduras, indicados para dietas de emagrecimento. 
Uma fonte de minerais como o potássio e fósforo e vitaminas do complexo B.
 
Valores nutricionais por 100g de parte edível:

 

Crus

Enlatados, escorridos

Energia (Kcal)

14

12

Água (g)

92,6

91,4

Proteínas (g)

1,8

2,1

Lípidos (g)

0,5

0,4

Hidratos de Carbono (g)

0,5

0

Fibra (g)

2,3

2,7

Potássio (mg)

320

100

Fósforo (mg)

0

61

Vitamina B2 (µg)

0,31

0,25

Vitamina B3 (µg)

3,2

1,1

 Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Como escolher

Quando compra frescos deve dar preferência aqueles que têm textura mais firme e que não se encontram danificados, com cheiro estranho ou demasiado escuros. A base deve estar com uma cor clara – quanto mais clara estiver mais fresco é o cogumelo. Tenha também atenção à sua embalagem. Se tiver demasiada humidade os cogumelos podem estar a apodrecer. A melhor forma de armazenar os cogumelos é no frigorífico, dentro de um saco de papel fechado. Isto irá mantê-los frescos durante cerca de uma semana.
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