Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

CHOCOLATE

VANTAGENS E DESVANTAGENS

No trabalho intelectual…

O chocolate oferece ao nosso organismo de forma fácil glicose, um tipo específico de açúcar de rápida absorção que o cérebro utiliza e, por isso mesmo, muito importante para o trabalho intelectual.

Daí que seja frequente sentirmos vontade de comer chocolate enquanto estudamos ou em períodos de maior trabalho intelectual. Possui substâncias a partir das quais produzimos serotonina, a chamada hormona do bem-estar.

Por último, o chocolate também contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito ligeiramente estimulante ao organismo ajudando a despertar e a concentrar.

Na saúde cardiovascular…

Os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonóides, que detêm atividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente cardiovascular. Embora estes compostos estejam presentes em vários alimentos de origem vegetal como o chá, o café ou mesmo o vinho tinto, poucos alimentos são tão ricos neste componente como o chocolate preto.

Por esta razão o cacau e os seus derivados têm sido muitas vezes referidos como “super-alimentos” uma vez que apresentam maior poder antioxidante do que alguns frutos conhecidos pela sua riqueza em antioxidantes, como as amoras ou a romã.

Quanto mais elevada a percentagem de cacau num chocolate, maior o seu teor de flavonóides e maior o seu poder antioxidante.

Como não há bela sem senão…

O chocolate contém cerca de 60% de hidratos de carbono e 30% de gordura o que se traduz num valor calórico que ronda as 500kcal/100g. Isto significa que o seu consumo deve ser devidamente integrado num estilo de vida ativo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada indivíduo.


Tabela nutricional

Tabela de composição nutricional (100g)

 

Chocolate preto para culinária

Chocolate de leite

Energia (kcal)

469

546

Proteínas (g)

5.4

8.0

H. Carbono (g)

44.0

53.1

Lípidos (g)

30.5

33.9

Cálcio

43

192

Potássio

380

422

Magnésio

109

55

Fonte: Tabela da composição dos Alimentos Portugueses – Instituto Ricardo Jorge

Como escolher

Ao comprar este alimento deve garantir-se que a embalagem está intacta e que o chocolate tem a sua cor habitual, sem zonas descoradas, e que apresenta textura de acordo com o tipo de chocolate.

Sabia que

“Chocolate” é um termo grego que significa “Alimento dos Deuses”?


 O chocolate branco não é verdadeiramente “chocolate” porque não tem a pasta de cacau, possui apenas a manteiga de cacau misturada com leite e açúcar?

PARTILHAR 145 LIKES

Glossário

Sugestões