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TOMATE

Terão sido os espanhóis a trazer o tomate, Lycopersicum esculentum, da América do Sul para a Europa. Pensa-se que as primeiras variedades fossem amarelas, devido ao seu nome em italiano – pomodoro – maçã de ouro.
Existem diversas variedades de tomate, sendo que as mais apreciadas em Portugal são:
  • Tomate rama – crescem num cacho perfeito;
  • Tomate redondo;
  • Tomate chucha – consumido mais maduro;
  • Tomate cherry – são miniaturas e tendem a ter um sabor mais intenso que os restantes.
 
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O tomate tem baixo valor calórico, poucos hidratos de carbono e cerca de 94% do seu peso é água. 

É rico em vitaminas, entre os quais se destacam os carotenos, nomeadamente o licopeno, a vitamina C e a vitamina A, e minerais como o potássio e o magnésio. É ainda uma fonte de fibra.

O licopeno, responsável pela cor vermelha do tomate, é um antioxidante que contribui para proteger as células das agressões provocadas pelos radicais livres. 

 
Tabela de composição nutricional (por 100 g de Parte Edível)

 

Tomate Cru

Energia (kcal)

23

Água (g)

93,5

Proteínas (g)

0,8

Lípidos (g)

0,3

Hidratos de carbono (g)

3,5

Fibra (g)

1,3

Carotenos (µg)

510

Vitamina A (mg)

85

Vitamina C (mg)

20

Potássio (mg)

250

Magnésio (mg)

11


g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O tomate é a fonte mais rica em Licopeno, antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o cancro, inclusive o da próstata.

Por ser um carotenoide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, o consumo de tomate com um fio de azeite torna-o mais saudável. 

Em pessoas sensíveis, o tomate pode causar alergias alimentares. Os sintomas incluem eczema, urticária, erupções cutâneas, dores de cabeça, irritação ocular e das vias nasais e distúrbios gastrointestinais. Se notar algum destes sinais, suspenda o seu consumo e procure orientação médica. 

COMO COMPRAR E CONSERVAR

No momento da compra deve preferir os de pele lisa, brilhantes, sem mazelas ou manchas. A intensidade da cor vermelha é um bom indicador do grau de maturidade. Opte pelos de cor vermelha para consumo imediato e outros menos maduros para conservar.  Evite tomates verdes pois podem ser indigestos.

Conserve no frigorífico durante alguns dias. A sua pele rígida e a sua acidez permitem que as perdas vitamínicas sejam muito reduzidas durante o tempo de conservação. 

COMO UTILIZAR

O tomate é muito apreciado na culinária de todo o mundo. Em saladas ou nas mais variadas receitas, é muito aconselhável na alimentação diária.

Pode ser consumido cru, ao natural ou cozinhado, sendo tradicionalmente utilizado para os refogados. É excelente para fazer um molho de tomate, para pizzas ou massas, e fazer parte de um saboroso gaspacho. Pode ser utilizado como entrada ou para fazer compotas. Abaixo pode encontrar algumas receitas com este fantástico alimento.
 
 
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