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TOMATE

O tomate é muito apreciado na culinária de todo o mundo. Tem poucas calorias, poucos hidratos de carbono e cerca de 94% do seu peso é água. Em saladas ou nas mais variadas receitas, é muito aconselhável na alimentação diária.
 
Um protetor do organismo
O tomate é rico em vitaminas e minerais. Entre eles destacam-se os carotenos, nomeadamente o licopeno, a vitamina C e o ácido fólico, bem como o potássio e o magnésio. 
O licopeno, responsável pela cor vermelha do tomate, é um antioxidante e protege as células e outras estruturas, como o DNA, das agressões provocadas pelos radicais livres. Assim, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancros, como o da pele, colo-retal e da próstata.
 
Atenção às alergias
Em pessoas sensíveis o tomate pode causar alergias alimentares. Os sintomas incluem eczema, urticária, erupções cutâneas, dores de cabeça, irritação ocular e das vias nasais e distúrbios gastrointestinais. Se notar algum destes sinais, suspenda o seu consumo e procure orientação médica.
 
 
Tabela nutricional

Tabela de composição nutricional (por 100 g de Parte Edível)

 

Tomate Cru

Tomate Conserva Ao Natural

Energia (kcal)

19

19

Água (g)

93,5

93,8

Proteínas (g)

0,8

1

Lípidos (g)

0,3

0,3

Hidratos de carbono (g)

3,5

3,2

Fibra (g)

1,3

0,9

Carotenos (µg)

510

2000

Vitamina C (mg)

20

15

Ácido Fólico (µg)

17

11

Sódio (mg)

13

29

Potássio (mg)

253

274

Magnésio (mg)

11

11


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Pão de mistura = Pão de mistura de trigo e centeio. Pão de forma = o principal cereal usado é o trigo.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
No momento da compra deve preferir os de pele lisa e suave ao tato, sem mazelas ou manchas. A intensidade da cor vermelha é um bom indicador do grau de maturidade. Compre os mais escuros para consumo imediato e outros menos maduros para os conversar. 
Conserve no frigorífico durante alguns dias. A sua pele rígida e a sua acidez permitem que as perdas vitamínicas sejam muito baixas durante a conservação. 


RECEITAS COM TOMATE

Arroz de Tomate

Arroz com Frango e Tomate

Tarte Estaladiça de Tomate

Salada Morna de Tomate, Mozzarella e Presunto

 

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