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MELÃO E MELOA

O melão e a meloa são a fruta do Verão por excelência! A meloa (Cucumis melo cantalupensis) é uma espécie de melão (Cucumis melo L.) e apresenta características semelhantes. A cor e a textura da casca do melão, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam com a espécie e a forma de cultivo. A meloa apresenta uma forma arredondada, casca com nervuras e polpa verde ou alaranjada.
 
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O melão e a meloa são constituídos principalmente por água e têm um valor energético muito baixo. Têm elevado conteúdo de pectina, uma fibra solúvel, de vitamina C e carotenos, como a zeaxantina. As variedades com uma coloração laranja ou amarela, como a meloa, são mais ricas nestas vitaminas do que as mais claras. O conteúdo em potássio é também apreciável.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Melão

Meloa

Energia (kcal)

27

20

Água (g)

91,8

92.1

Proteínas (g)

0,6

0.6

Lípidos (g)

0.3

0.1

Hidratos de carbono (g)

5.7

4.2

Fibra (g)

0.9

0.9

Caroteno (µg)

1000

1000

Vitamina C (mg)

30

26

Potássio (mg)

227

210

Magnésio (mg)

19

11

Cálcio (mg)

10

20

Fósforo (mg)

12

13


µg = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 96-97


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Devido ao elevado teor de potássio e água, o melão e a meloa são recomendados para pessoas sob medicação diurética, por exemplo, doentes cardíacos, hepáticos e com cálculos biliares. Estes efeitos benéficos no equilíbrio de fluídos do organismo reflectem-se também na prevenção e melhoria dos sintomas da gota, reumatismo e prisão de ventre. No entanto, quando consumidos em excesso pode provocar cólicas e diarreia devido ao teor de fibra que contém.

A fibra presente nestes alimentos é benéfica para o trânsito intestinal. De facto, a pectina forma um gel no interior do intestino que promove a motilidade deste. Além disso, a fibra ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue e a regular o apetite.

A vitamina C tem propriedades antioxidantes que ajuda a melhorar o sistema imunitário e a combater as infecções. Os carotenos (pro-vitamina A) tem também propriedades antioxidantes, ajudam a melhorar a visão, protege as mucosas e a pele.

O melão e a meloa são alimentos muito bons para quem quer perder peso, visto terem um baixo valor energético, uma grande quantidade de água e fibra que ajuda a regular o apetite.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

A compra destes frutos requer alguns cuidados. Quando maduros apresentam as seguintes características:

  • cedem levemente quando comprimidos nas extremidades
  • como as sementes devem estar soltas, ao sacudi-los devem fazer ruído
  • casca bem firme, cor forte e não apresentar rachaduras ou partes moles
  • aroma suave e agradável
  • devem ser pesados relativamente ao seu tamanho

Estes frutos devem ser conservados em lugar fresco e arejado até ficarem completamente maduros, mantendo-se conservados por uma semana. No caso de já estarem maduros, guarde-os no frigorífico. Depois de cortados, coloque-os no frigorífico cobertos com uma película de plástico ou alumínio para evitar a troca de odores com outros alimentos.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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