Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

MEL

O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso, produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos.

É basicamente formado por glucose e frutose, dois açúcares simples, muito semelhante à sacarose — que forma o açúcar de cana comum. Deve ser usado com moderação na nossa alimentação. Habitualmente é consumido isoladamente ou com frutos secos, usado como adoçante de bebidas (chá, leite) ou como ingrediente na preparação de sobremesas ou molhos.


BENEFÍCIOS MEDICINAIS

O mel tem propriedades anti-inflamatórias sobretudo para o aparelho respiratório. Muitas vezes uma pequena colher basta para acalmar a tosse. É rico em antioxidantes como a vitamina A, D e E, além de ter propriedades antibacterianas que contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e imunitário.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

 Mel

 Energia (kcal)

309 

 Água (g)

 18.5

 Proteínas (g)

 0.5

 Lípidos (g)

 0

 Hidratos de carbono (g)

 78.0

 Fibra (g)

 0

 Vitamina B1 (mg)

 0.01

 Vitamina B2 (mg)

 0.04

 Vitamina C (mg)

 0

 Vitamina B6 (mg)

 0.20

 Magnésio

 2.0

 Potássio (mg)

 51

 Sódio (mg)

 12

 Cálcio (mg)

 8


mg = miligramas. µg= microgramas. 
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


COMO ESCOLHER

Existem, basicamente, dois tipos de mel: o 100% puro, que passa por processos de depuração industriais e o mel artesanal que dispensa estes cuidados.

O mel artesanal é mais escuro e espesso e quase sempre mais saboroso. Também é mais nutritivio do que o industrial pois não passa por processos que modificam a sua estrutura. Contudo, se preferir o artesanal, uma vez que o mel é um meio propenso ao desenvolvimento de microorganismos é muito importante adquiri-lo de um fabricante ou apicultor de extrema confiança. Guarde num frasco bem fechado, num local fresco, ao abrigo da luz.

 
SABIA QUE..

O mel artesanal cristaliza como passar do tempo. Assim, para ser consumido em estado sólido, é indicado conservá-lo em potes de boca larga, para ser retirado facilmente com uma colher sem ser necessário amolecê-lo. Para que o mel volte à sua consistência original, aqueça a quantidade que vai consumir em banho-Maria e não deixe ultrapassar os 50º C.

PARTILHAR 20 LIKES

Glossário

Sugestões