Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

MEL

O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido e viscoso, produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos.

É basicamente formado por glucose e frutose, dois açúcares simples, muito semelhante à sacarose — que forma o açúcar de cana comum. Deve ser usado com moderação na nossa alimentação.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

 Mel

 Energia (kcal)

309 

 Água (g)

 18.5

 Proteínas (g)

 0.5

 Lípidos (g)

 0

 Hidratos de carbono (g)

 78.0

 Fibra (g)

 0

 Vitamina B1 (mg)

 0.01

 Vitamina B2 (mg)

 0.04

 Vitamina C (mg)

 0

 Vitamina B6 (mg)

 0.20

 Magnésio

 2.0

 Potássio (mg)

 51

 Sódio (mg)

 12

 Cálcio (mg)

 8


g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma. 
parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge


VANTAGENS E DESVANTAGENS
 

O mel é rico em antioxidantes como a vitamina A, D e E, além de ter propriedades antibacterianas que contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e imunitário.

O mel tem compostos bioativos, com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, responsáveis pela redução dos sintomas de gripe e constipações, particularmente a tosse.

As variedades de mel que apresentem cor mais escura têm uma presença maior destes compostos bioativos protetores. No entanto, o seu consumo deve ser controlado, uma vez que, o mel representa um açúcar e, por isso, não podemos descurar o seu valor calórico que provem essencialmente dos açúcares simples.


COMO COMPRAR E CONSERVAR
 

Existem, basicamente, dois tipos de mel: o 100% puro, que passa por processos de depuração industriais e o mel artesanal que dispensa estes cuidados.

O mel artesanal é mais escuro e espesso e quase sempre mais saboroso. Também é mais nutritivo do que o industrial pois não passa por processos que modificam a sua estrutura. Contudo, se preferir o artesanal, uma vez que o mel é um meio propenso ao desenvolvimento de microrganismos é muito importante adquiri-lo de um fabricante ou apicultor de extrema confiança.

O mel artesanal cristaliza com o passar do tempo. Assim, para ser consumido em estado sólido, é indicado conservá-lo em potes de boca larga, para ser retirado facilmente com uma colher sem ser necessário amolecê-lo. Para que o mel volte à sua consistência original, aqueça a quantidade que vai consumir em banho-Maria e não deixe ultrapassar os 50º C.

Guarde num frasco bem fechado, num local fresco, ao abrigo da luz.


COMO UTILIZAR
 

Habitualmente é consumido isoladamente ou com frutos secos, usado como adoçante de bebidas (chá, leite) ou como ingrediente na preparação de sobremesas ou molhos.


COMO UTILIZAR
 

Broas de Mel
Bolo de Mel da Madeira

Conheça estas e outras receitas com Mel em Nestlé Cozinhar.
PARTILHAR 20 LIKES

Glossário

Sugestões