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MARISCO E CRUSTÁCEOS

Dos crustáceos que existem no nosso mercado, o camarão e o caranguejo têm vido a tornar-se cada vez mais acessíveis. São alimentos magros e podem ser cozinhados com pouca gordura. São ricos em ferro, mineral muito importante para a formação dos glóbulos vermelhos, zinco, que reforça o nosso sistema imunitário e selénio, um poderoso antioxidante.
No entanto, o seu teor de colesterol é considerável, bem como de purinas, que afetam os níveis de ácido úrico. Assim, quem sofre de doenças cardiovasculares ou ligadas à hiperuricemia (excesso de ácido úrico) deve moderar o seu consumo. É de realçar que a maior parte da gordura dos crustáceos é de tipo  polinsaturado, ómega­3,  
benéficapara a saúde cardiovascular.
 
Como escolher
É preciso exigir a maior frescura quando se compram estes alimentos. Garanta que apresentam:
• Corpo firme e aderente à carapaça
• Carapaça sem manchas negras ou amarelas
• Aroma suave a maresia.

Os crustáceos são altamente perecíveis. Guarde no frigorífico durante dois dias no máximo ou congele logo após a compra. Descongele no frigorífico ou diretamente na panela onde os vai cozinhar embora esta opção prejudique o seu sabor.
 
Sabia que
A forma de preparação dos crustáceos pode prejudicar algumas das suas vantagens. Evite usar muita gordura ou sal. Estes alimentos, por virem do mar, têm algum sódio na sua composição.



RECEITAS COM CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS

Lulas Recheadas com Puré de Batata e Molho de Tomate

Crepes de Iogurte com Recheio de Marisco

Abacate Recheado com Sapateira Desfiada

 

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.


 
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