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MARISCO E CRUSTÁCEOS

Com a chegada do verão, o marisco começa a ganhar espaço nas refeições dos portugueses. Dentro deste grupo encontramos dois tipos de animais marinhos:

  • Moluscos (mexilhão, ameijoa, conquilha) – animais de corpo mole, cobertos por uma concha;
  • Crustáceos (sapateira, camarão, caranguejo) – estes animais têm uma carapaça que renovam várias vezes durante a vida.


Informação Nutricional

Há muito que se atribuiu uma conotação negativa ao marisco por ser rico em colesterol. É sabido que as gorduras responsáveis pelo aumento do colesterol são, principalmente, as gorduras trans. Estas estão presentes no marisco em quantidades reduzidas, sendo de realçar que a maior parte da gordura presente é do tipo polinsaturado, ómega­3, benéfica para a saúde cardiovascular.

O marisco é ainda uma fonte importante de proteínas de alto valor biológico. São ricos em ferro, mineral muito importante para a formação dos glóbulos vermelhos, zinco, que reforça o nosso sistema imunitário e selénio, um poderoso antioxidante.

O marisco é uma boa fonte de vitamina B12, importante para a formação de células sanguíneas e integridade das células nervosas. Um dos moluscos que melhor contribui para o valor diário recomendado desta vitamina são as ameijoas.

Estes animais não são aconselhados a quem sofra de gota, uma vez que é fonte de purinas o que pode levar a um aumento do ácido úrico no sangue, agravando o problema. 

 

Ameijoa

Mexilhão

Camarão

Energia (Kcal)

65

70

77

Água (g)

81,1

82,5

79,2

Proteínas (g)

11,7

12,1

17,6

Lípidos (g)

0,9

1,5

0,6

Colesterol (mg)

44

40

154

Hidratos de Carbono (g)

2,6

2

0,3

Fibra (g)

0

0

0

Vitamina B12 (µg)

37

19

2,1

Ferro (mg)

8,5

3,5

1,8

Cálcio (mg)

51

56

87

g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Como comprar e conservar

É preciso exigir a maior frescura quando se compram estes alimentos.
  • Certifique-se que os mexilhões, ostras, berbigões e ameijoas estão bem fechados antes de os cozinhar. Após estarem cozinhados, todas as conchas devem estar abertas e deve rejeitar as que estiverem fechadas.
  • Não leve para casa marisco apanhado na praia, a não ser que tenha a certeza que não é uma zona poluída.
  • No momento da escolha e compra de crustáceos confira se têm um aspeto brilhante, olhos negros salientes e cheiro suave a maresia.

 

Os crustáceos são altamente perecíveis e, quando deteriorado, pode levar a intoxicações alimentares graves.  Guarde no frigorífico durante dois dias no máximo ou congele logo após a compra. Descongele no frigorífico ou diretamente na panela onde os vai cozinhar, embora esta opção prejudique o seu sabor.

Sabia que

A forma de preparação do marisco pode prejudicar algumas das suas vantagens. Evite usar muita gordura ou sal que irão tornar este alimento interessante num alimento de risco. O marisco, por vir do mar, tem algum sódio na sua composição.

Conheça receitas com MARISCO E CRUSTÁCEOS em Nestlé Cozinhar.



 
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