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LARANJA

Existem muitas variedades de laranja que se diferenciam pelo sabor, rugosidade e tamanho. De todas estas variedades, a que tem especial interesse é a laranja doce, consumida como fruta fresca. Outras formas de usar laranjas na culinária são os sumos, os doces, os gelados, as tortas e podem mesmo ser utilizadas em pratos salgados, conferindo frescura, aroma e um agradável sabor ligeiramente ácido.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

A laranja é uma fruta com elevado teor de água e um baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de caroteno.

A laranja é também uma boa fonte de ácido cítrico, o que potencia a acção da vitamina C. A quantidade de fibra é apreciável, e esta encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Laranja

Sumo De

Laranja

Refrigerante

De Laranja

Energia (kcal)

42

41

40

Água (g)

86,3

88,8

89,4

Proteínas (g)

1,1

0,3

0

Lípidos (g)

0,2

0,1

0

Hidratos de carbono (g)

8,9

9,5

10,5

Fibra (g)

1,8

0

0

Vitamina C (mg)

57

50

0

Caroteno (µg)

120

41

0

Ácido fólico (µg)

31

28

0

Potássio (mg)

159

131

10

Magnésio (mg)

11

5

1,0


mg = miligramas; µg = microgramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 96, 114 e 116.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

O seu elevado teor em vitamina C, flavonoides e caroteno, fazem da laranja uma fruta especialmente interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes. Estes nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas como cancro.

O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro, aumenta a absorção do ferro pelo organismo, propriedade muito interessante, sobretudo em indivíduos que sofrem de anemias ferropénicas.

A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminuir a os picos glicémicos (reduzir os picos de açúcar no sangue).


COMO COMPRAR E CONSERVAR

A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do Outono, até à Primavera. Em geral, a laranja é tanto mais rugosa, quanto mais pesada for.

As laranjas que serão consumidas a curto prazo, podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se pretende conservá-las durante mais de uma semana, deve colocá-las no frigorífico.

Quando armazenadas, aconselha-se que estejam ligeiramente afastadas entre si.

RECEITAS COM LARANJA

Bolo de Laranja com Calda de Chocolate

 

Pudim de Laranja

Torta de Laranja


Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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Glossário

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