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FIGO

O figo é um fruto da região do mediterrâneo e é típico de Verões quentes e secos. Este fruto da figueira é saboroso e carnudo e as suas cores vão desde o amarelado até ao roxo. Podemos encontrar à venda figos frescos ou figos secos.

O figo tem uma polpa carnuda e suculenta. Por fora pode ser verde, roxo ou amarelo clarinho. Por dentro é roxo esbranquiçado. Conheça melhor este fruto.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O figo apresenta boas quantidades de fibras e potássio. Quando seco também é uma boa fonte de cálcio, mas nesse caso fornece mais calorias. Teve origem na região mediterrânica, mas existe em praticamente todos os continentes.

Para vegetarianos, o figo é um alimento que ajuda a suprir as necessidades de cálcio do organismo, sobretudo seco.

O figo seco não perde as suas propriedades nutricionais, apenas tem uma quantidade menor de água e fonte de magnésio.
 

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Figo

Figo Seco

Energia (kcal)

70

234

Água (g)

79.1

25.6

Proteínas (g)

0.9

2.3

Lípidos (g)

0.5

0.6

Hidratos de carbono (g)

16.3

58.3

Fibra (g)

2.3

11.0

Potássio (mg)

168

944

Cálcio (mg)

35

235


g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O potássio também é abundante no figo - mineral benéfico para quem tem tensão arterial elevada ou gota e muito importante no equilíbrio de fluídos do organismo e na contração muscular. No entanto deve ser evitado por quem faz uso de diuréticos ou sofre de insuficiência renal. 
 
Muito rico em fibras, o figo favorece o trânsito intestinal. Mas, mais do que isso, impede a absorção de colesterol e de ácidos biliares, além de promover a saciedade e melhorar o metabolismo dos açúcares. É, assim, um bom aliado no controlo do apetite apesar da sua riqueza em açúcares.
 
O magnésio tem ação antioxidante e, entre outras ações, melhora a atividade do sistema imunológico.

COMO COMPRAR E CONSERVAR

O figo fresco é muito perecível, por isso, a não ser que em sua casa seja rapidamente consumido, é melhor comprar poucos de cada vez.

No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao grená. Se estiver esverdeada, o figo não está maduro. Escolha os que estiverem macios, mas não muito moles, com a pele intacta.

Para conservar os figos maduros, deve mantê-los no frigorífico, onde permanecerão frescos por aproximadamente dois dias. Uma vez que têm uma natureza delicada e podem ser facilmente esmagados, quando se armazenam, devem ser cobertos ou envolvidos, a fim de garantir que não secam, não se esmagam e não adquirem odores de outros alimentos que estejam à sua volta. Caso o figo não esteja completamente maduro, pode ser deixado à temperatura ambiente num local que não receba luz direta do sol.

Por sua vez, o figo seco dura muitos meses se for guardado em local seco e sem luz ou no frigorífico.

RECEITAS COM FIGO

Tarte de Figos

Conheça estas e outras receitas com Figo em Nestlé Cozinhar.
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Glossário

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