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FRAMBOESA

Fibras, cálcio, potássio, magnésio e ferro. Estes são apenas alguns elementos presentes na framboesa. Esta fruta também é muito rica em vitamina C que, por ser antioxidante, fortalece o nosso sistema imunitário, protegendo-nos contra infeções. E também participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, o tecido conjuntivo, as cartilagens e os tendões. 

A framboesa contém quantidades consideráveis de oxalatos, um anti­nutriente que pode interferir na absorção do cálcio proveniente da alimentação. Se gosta muito de framboesas, assegure-se que aumenta a ingestão de alimentos fornecedores de cálcio, tal como os laticínios e legumes como a couve e os brócolos.

Tabela Nutricional:
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Framboesa

Doce de Framboesa

Energia (kcal)

34

226

Água (g)

84,3

38,7

Proteínas (g)

0,9

0,4

Lípidos (g)

0,6

0,0

Hidratos de carbono (g)

5,1

59,7

Fibra (g)

6,7

1,0

Vit C (mg)

30

0,0

Cálcio (mg)

26

24

Potássio (mg)

229

109

Magnésio (mg)

20

10

Ferro (mg)

0,5

1,0


g = grama
mg = miligramas
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
A framboesa é um fruto muito delicado e muito perecível. Raramente dura mais de dois dias depois de colhida. Quando comprar, escolha frutos intactos e firmes, de cor intensamente rosada. Guarde no frigorífico.
 
Sabia que
Para poder maximizar a intensidade do seu sabor, a framboesa deve amadurecer na própria plant Para uma maturação completa, a framboesa necessita de habitar zonas temperadas que sejam expostas a pelo menos 700 horas de temperaturas inferiores a 7 °C por ano. 
 
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