Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

AMENDOIM

O amendoim é um fruto seco muito apreciado e popular. É ingrediente de alguns produtos de pastelaria e é a partir dele que se pode obter a manteiga de amendoim. Os amendoins comercializam-se em cru ou tostados, salgados ou não. Podem ser consumidos como aperitivo ou formando parte de grande variedade de pratos. Por exemplo, utilizam-se para a obtenção de farinha que, misturada com a de trigo, se emprega no fabrico de pão, bolachas e outros produtos de pastelaria. Dos amendoins também se pode extrair óleo, muito utilizado na gastronomia portuguesa. 


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100g de Parte Edível)

Energia (kcal)

571

Proteínas (g)

25.4

Gordura (g)

47.7

Hidratos de Carbono Totais (g)

10.1

Fibra (g)

8.8

Vitamina B1 (mg)

0.9

Vitamina B2 (mg)

0.13

Vitamina C (mg)

0

Magnésio (mg)

182

Potássio (mg)

675

Sódio (mg)

7


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Os frutos secos possuem um elevado valor calórico e por esse motivo o seu consumo deve ser controlado. O amendoim, em particular, é rico em proteínas de origem vegetal e ácidos gordos polinsaturados, que são muito importantes para a saúde cardiovascular.

São uma importante fonte de resveratrol, um fitoquímico destacado pela sua ação na proteção contra a aterosclerose e por isso associado a uma diminuição dos riscos de cardiopatias. Estudos efetuados indicam que o resveratrol também consegue impedir o desenvolvimento de células nocivas que originam o cancro.

Para além da sua composição em resveratrol, o amendoim possui quantidades apreciáveis devitamina E, folatos, magnésio, potássio, selénio, saponinas e fitosteróis.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

O amendoim é um fruto seco que não corre grandes riscos de contaminação e por esse motivo não são requeridos grandes cuidados na sua conservação. Basta apenas que se mantenha num recipiente fechado, em ambiente fresco e seco, de forma a aumentar o seu tempo de prateleira.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

PARTILHAR 11 LIKES

Glossário

Sugestões