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SOCIAL

ALPERCE

O alperce, de cor amarelada ou alaranjada, é um fruto característico do verão, apesar de hoje em dia se encontrar disponível durante todo o ano (sobretudo sob a forma seca ou em conserva).

É da mesma família do pêssego, contudo é caracterizado pela sua polpa suave e casca aveludada. 


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Alperce

Energia (kcal)

47

Proteínas (g)

0.9

Gordura (g)

0.1

Hidratos de carbono totais (g)

11

Fibra (g)

0.8

Vitamina B1 (mg)

0.03

Vitamina B2 (mg)

0.04

Vitamina C (mg)

10.3

Potássio (mg)

296


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Os alperces são ricos em fibra, betacaroteno e vitamina C conferindo vários benefícios a nível cardiovascular.

Por conter propriedades redutoras dos níveis de colesterol sanguíneo, a fibra que o alperce contém revela ser um fator protetor de inúmeras doenças, como por exemplo a Aterosclerosee o Enfarte do Miocárdio. A ação antioxidante da vitamina C e do betacaroteno potencia a condição cardioprotetora, pelo impedimento da oxidação dos ácidos gordos presentes no sangue.

O betacaroteno, percursor da vitamina A, promove ainda o bom funcionamento da visão.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

No momento de comprar, devem escolher-se alperces que tenham uma cor rica e viva, evitando aqueles que aparentem uma cor mais pálida. Os alperces devem ser suaves ao toque e a consistência deve ser flexível. De forma a garantir-se o sabor e o valor nutritivo do alperce, devem escolher-se os que se apresentam sem amolgadelas e com a casca intacta.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
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