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AIPO

Legume que na Roma Antiga era reconhecido pelo seu poder afrodisíaco.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O aipo é rico em vitamina C, esta promove a resistência a infeções, atua como co-fator em inúmeras reações no nosso organismo além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra danos nas células. Relativamente ao potássio, este intervém na contração muscular, ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.
As propriedades nutricionais do aipo fazem com que seja benéfico também para a saúde óssea, devido às quantidades apreciáveis de cálcio e fósforo. O fósforo é o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está localizado nos ossos e dentes, apresenta um papel relevante na formação molecular do ácido desoxirribonucleico, do ácido ribonucleico e adenosina trifosfato.
O aipo contém compostos activos designados phthalides que reduzem as hormonas do stress, responsáveis pela contração dos vasos sanguíneos, e intervêm no relaxamento das fibras musculares lisas das artérias, promovendo uma menor pressão do fluxo sanguíneo.
O aipo corresponde ainda a uma fonte de sódio. Esse mineral participa em vários processos no organismo como nas contrações musculares, impulsos nervosos, equilíbrio de água no organismo, entre outros. Porém, em excesso, pode promover o aumento da tensão arterial, um dos factores de risco mais importantes para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral.

COMO COMPRAR E CONSERVAR

O aipo encontra-se disponível durante todo o ano embora o verão seja a época na qual se pode desfrutar ao máximo das suas particularidades nutricionais. 
No momento da aquisição verifique se as folhas do aipo se apresentam verdes brilhantes e sem manchas amarelas ou castanhas, através da separação dos talos.
Em casa, armazene o aipo num saco de plástico no frigorífico, nestas condições o aipo permanece fresco durante quatro dias, embora perca algumas propriedades nutricionais. A congelação do aipo fará com que murche, por esta razão deve evitá-la, a menos que o utilize imediatamente num prato cozinhado.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
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