"nn.jpg"
5

Criar um jardim de ervas aromáticas

O que plantar:

O melhor é optares por ervas aromáticas que habitualmente são compradas no supermercado e utilizadas na confeção das refeições. Porém, haverá sempre espaço para experimentares novas variedades e, quem sabe, descobrires novos e interessantes sabores.

Como semear:

Não há nada mais simples do que semear ervas aromáticas – bastando apenas espalhar as sementes adquiridas sobre o solo, previamente preparado. Agrupa as ervas aromáticas semelhantes, deixando algum espaço entre cada espécie diferente. Se optares por um jardim aromático de varanda, deves ter um vaso para cada tipo de erva aromática escolhida. Quando em dúvida, lê atentamente cada embalagem de sementes comprada. Com os cuidados certos, em poucas semanas terá ervas aromáticas frescas à disposição.


Como tratar:

Os únicos cuidados que um jardim aromático precisa é de ser regado periodicamente, necessitando sempre de mais água durante os meses com maior calor assim como os mais secos do ano. No entanto, evita que a terra se torne demasiado pesada e/ou húmida devido ao excesso de água – não te esqueças que o segredo de um bom jardim aromático está no solo seco e solto. Com a chegada do inverno, a maioria das ervas aromáticas podem ser transportadas para dentro de casa (se não estiverem já em vasos, necessitam apenas de serem envasadas) e colocadas próximo de janelas soalheiras para continuarem a crescer.


Como colher:

Uma das melhores características das ervas aromáticas é que quantas mais vezes forem colhidas, mais crescem – por isso, usa-as com frequência. Tem apenas o cuidado de colher as ervas aromáticas antes destas floresceram, uma vez que é nesta fase que apresentam o seu melhor sabor. A melhor altura do dia para colher as ervas aromáticas é a meio da manhã, já que a concentração dos óleos responsáveis pelo aroma e sabor das ervas aromáticas é mais elevada nessa altura do dia. No entanto, a colheita deve ser feita depois do orvalho secar e antes do sol estar demasiado quente, para evitar que as folhas murchem. À mão ou com uma tesoura, corta a quantidade de que vais necessitar e lava cuidadosamente em água fria antes de utilizares.

0 Comentários

Vê também

19
Existem formas de substituíres os ovos por água de leguminosas nas tuas sobremesas vegan!