Polvo
Alimentos

Polvo

O polvo é um cefalópode (classe de moluscos) semelhante à lula, comum na cozinha mediterrânea e japonesa.

São considerados frutos do mar com algumas das propriedades do peixe, mas com sabor e textura distintas.

Informação Nutricional

O polvo à semelhança de outros moluscos, apresenta menor quantidade de proteína e maior quantidade de colesterol que o peixe.

Tem alto valor biológico e é um alimento de fácil digestão. É pobre em gorduras (cerca de 1,2g por cada 100g) e, consequentemente, um baixo teor calórico, sendo uma proteína recomendada a quem quer perder e controlar o peso.

A grande maioria das suas gorduras são polinsaturadas, maioritariamente ácidos gordos ômega 3. Contém nutrientes como potássio, magnésio, fósforo e ainda vitaminas A, C e do complexo B.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Cru Cozido
Energia (kcal) 73 103
Água (g) 83,1 74,7
Proteínas (g) 15,6 22,7
Lípidos (g) 1,2 1,3
Hidratos de Carbono (g) 0 0
Fibra (g) 0 0
Potássio (mg) 240 160
Magnésio (mg) 43 49
Fósforo (mg) 170 190

Vantagens e desvantagens

O polvo é uma excelente fonte de proteína, importante para a construção de músculos, produção de hormonas e enzimas. Rico em ômega 3, trazendo benefícios para o sistema cardiovascular.

Um grande aliado nas dietas de perda de peso, com poucas calorias, tornando-se na opção perfeita para consumir proteína magra e nutritiva.

Como comprar e conservar

O polvo tem um tempo de vida útil curto e por isso só deve ser comido quando se encontra bem fresco.

Quando mal conservado pode levar a intoxicações alimentares. Tem a certeza que o compras num local de confiança e preferencialmente de manhã. Ter em atenção a coloração da parte interna dos tentáculos, que não deve estar vermelha ou roxa.

Como utilizar

O polvo é um molusco vastamente utilizado na cozinha tipicamente portuguesa. Tem muitos benefícios para a saúde e pode ser preparado de diferentes formas, tornando-se um alimento valioso para uma dieta equilibrada.

Podemos encontrá-lo como entradas, petiscos e prato principal. O polvo é um ingrediente comum em sushi, bem como sopas de peixe e massas, e ocasionalmente é comido vivo, bem como frito, cozido, assado ou grelhado.

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…