Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pera
Alimentos

Pera

De aspeto singelo, a pera é uma fonte rica e diversificada de vitaminas e minerais, apreciada em diferentes estados de maturação. 

Em Portugal encontramos diferentes variedades, sendo a Pera Rocha aquela com maior notoriedade e um baluarte da região Oeste.

Informação Nutricional

A pera é um fruto rico em fibra, vitamina A e vitamina C.

Possui quantidades apreciáveis de micronutrientes como vitaminas B1, B2 e B3, sódio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. Este fruto também se caracteriza pelo elevado teor em água e baixo valor energético.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Pera
Energia (kcal) 47
Água (g) 85,1
Proteínas (g) 0,3
Lípidos (g) 0,4
Hidratos de Carbono (g) 9,4
Fibra (g) 2,2
Vitamina A (µg) 2
Vitamina B1 (mg) 0,02
Vitamina B2 (mg) 0,02
Vitamina B3 (mg) 0,2
Vitamina C (mg) 3
Sódio (mg) 8
Potássio (mg) 150
Fósforo (mg) 10
Magnésio (mg) 9
Ferro (mg) 0,3
Vantagens e desvantagens

A pera, como fornecedor de fibra e água pode contribuir para o bom funcionamento intestinal. Auxilia na regulação dos níveis plasmáticos de colesterol LDL (mau colesterol) e contribui para melhorar a função cardiovascular.

A vitamina C promove a resistência a infeções, participa como co-fator em inúmeras reações no nosso organismo, além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra os danos celulares.

A vitamina A promove a função visual e reprodutora e contribui para a reparação e manutenção de tecidos como a pele e ossos.

Como comprar e conservar

No momento da aquisição, seleciona as peras mais firmes, assim, podes armazená-las durante alguns dias até atingirem a maturação pretendida. Este fruto deve apresentar uma pele lisa e livre de contusões. Evita as peras que se apresentem perfuradas, com manchas escuras ou moles.

Caso desejes acelerar o processo de amadurecimento da pera, armazena-as dentro de um saco de papel à temperatura ambiente, senão acondiciona-as no frigorífico, onde se manterão frescas por alguns dias.

Deves evitar armazenar a pera em sacos plásticos fechados ou em espaços restritos, uma vez que terá uma exposição limitada ao oxigénio. Além disso, o gás etileno que produz irá naturalmente aumentar grandemente o processo de maturação, fazendo com que se degradem mais rapidamente. A pera torna-se perecível quando madura.

Tende a absorver os cheiros, por essa razão, deve estar afastada de alimentos de aroma intenso.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…