Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Morango
Alimentos

Morango

Apesar de existirem inúmeras variedades, é fácil distinguir o morango pela vivacidade da sua cor vermelha, com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. Entre as variedades mais comuns, pode-se destacar a Camarosa, Chandler, Oso Grande e Tudla.

Antes de ser cultivado, o morango crescia apenas de forma selvagem nos bosques. As variedades atuais são híbridas de culturas antepassadas, têm um maior tamanho e um sabor irresistível.

Informação Nutricional

Os Morangos são uma deliciosa forma de proteger o organismo. São ricos em antioxidantes e, por isso, fortalecem as defesas e previnem doenças cardiovasculares. Apresentam também elevados teores de água e potássio, com propriedades diuréticas.

Pouco calórico, este fruto contém um bom aporte de minerais, como ferro e potássio, e vitaminas, como a vitamina C e ácido fólico.
 

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Morango
Energia (kcal) 34
Água (g) 90,1
Proteínas (g) 0,6
Lípidos (g) 0,4
Hidratos de Carbono (g) 5,3
Fibra (g) 2
Vitamina C (mg) 47
Ácido Fólico (µg) 47
Ferro (mg) 0,8
Potássio (mg) 140
Como comprar e conservar

Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem consumidos. No ato da compra escolhe aqueles que apresentam uma consistência firme, cor vermelha viva e sem mazelas ou partes deterioradas.

Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, evita os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que os de tamanho muito grande.

Se comprares morangos pré-embalados, verifica se não estão demasiado compactados, uma vez que isso facilita a deterioração dos mesmos.

Deverás conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias. Antes de os refrigerar, retira aqueles que estão danificados ou com bolor e certifica-te das condições da embalagem.

Como utilizar

O morango é muito apreciado pelas crianças e, assim, pode ser uma forma divertida de as educar para o consumo de frutas.

Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos.

Os morangos são também bastante utilizados para pastelaria e compotas.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…