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Mirtilo
Alimentos

Mirtilo

O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte (Vaccinium corymbosum) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea) cujos membros incluem tanto a amora, como o louro da montanha. 

O mirtilo é uma baga de cor azul-ceroso, que cresce num pequeno arbusto que alcança 1m a 1,5m de altura. O mirtilo encontra-se em regiões nas quais o inverno é rigoroso, dado que necessita, em média de 700 a 1000 horas anuais de temperatura entre o 10º e o 12ºC.
 
O seu tamanho oscila entre 7 a 12 milímetros de diâmetro e apresenta características distintivas tais como, a estrela de cinco pontas na parte superior do fruto e a cor que pode ser azul, quando alcança o amadurecimento total, ou vermelha segundo a variedade. Este fruto é coberto por uma cera, denominada pruína. Possui uma pele firme e a sua polpa é sucosa e aromática, de sabor agridoce. 

O mirtilo é nativo da América do Norte e das regiões montanhosas dos Estados Unidos e Canadá, onde se encontra disponível de maio a outubro. Na Argentina e no Uruguai existem também plantações deste fruto. 

As plantações deste fruto na Europa são raras. Em Portugal, é na zona do vale do Rio Vouga e Alentejo que se reúnem as condições ideais para a produção deste fruto, sendo Sever do Vouga o concelho com melhores condições. Actualmente, esta localidade possui uma produção com de cerca de 60 toneladas anuais, o que corresponde aproximadamente a 20ha de cultivo, sendo explorado por cerca de 80 produtores. Em Portugal este fruto está disponível de maio a agosto.
 
O arbusto do mirtilo é uma planta medicinal, do qual se podem usar quase todas as partes - flores, folhas, fruto e raízes -, mas o fruto é a parte que contém maior poder antioxidante. 
 
Informação Nutricional

Devido aos seus elevados teores em antocianidinas e vitaminas A, C e E, o mirtilio está no topo dos alimentos com maior poder antioxidante.

Além disso é rico em vitaminas do complexo B; sais minerais e oligoelementos, como magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês; fibras solúveis, como a pectina e insolúveis.

Contém também taninos, ácido málico, tartárico e elágico.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Mirtilo
Energia (kcal) 43
Água (g) 87
Proteínas (g) 0,5
Lípidos (g) 0,6
Hidratos de Carbono (g) 6,4
Fibra (g) 3,1
Vitamina A (µg) 8
Vitamina E (mg) 1,9
Vitamina C (mg) 15
Potássio (mg) 110
Magnésio (mg) 9
Cálcio (mg) 19
Fósforo (mg) 20
Vantagens e desvantagens

O mirtilo é um dos frutos que contém mais compostos antioxidantes. Estes possuem capacidade de neutralizar os radicais livres que prejudicam o sistema imunitário e que conduzem a muitas doenças degenerativas.

O mirtilo contém oxalatos, um anti-nutriente que pode interferir com a absorção de cálcio proveniente da dieta. 

Como comprar e conservar

No verão, podes consumir os mirtilos no seu estado natural, frescos; no resto do ano podes encontrá-los congelados e secos. Quando adquires os mirtilos frescos, deves preferir os firmes ao toque, sem humidade aparente, com a pele seca e com um brilho prateado.

Os mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seu melhor estado.

Coloca os mirtilos no frigorífico e usa-os até 7 dias após a aquisição. Lava-os imediatamente antes de os consumir. 

Como utilizar

A versatilidade culinária é uma das características associada ao mirtilo, pois combina com carnes de caça, saladas, tartes, bolos, pudins, biscoitos, gelados, batidos, rebuçados, não podendo deixar de se salientar o chá, as compotas e o licor confecionados a partir destas pequenas bagas. 
 

 

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