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O que comer nos intervalos das aulas?
Nutrição

O que comer nos intervalos das aulas?

O mês de setembro aproxima-se e com ele o regresso à rotina, seja para mais velhos ou mais novos

Para os adultos, setembro é sinónimo de regresso ao trabalho após algumas semanas de férias. Para os mais pequenos, é o regresso às aulas, às brincadeiras no recreio, às atividades extracurriculares, à rotina do estudo... Por isso mesmo, é também altura em que os pais voltam a pensar nos lanches que vão colocar na lancheira dos filhos para levarem para a escola.  

Levar lanches para a escola é uma boa forma de garantir que os mais pequenos têm uma alimentação equilibrada.

Levar de casa

A lancheira preparada  em casa é o método escolhido por muitos e é uma ajuda importante para que as crianças criem uma rotina no que diz respeito à alimentação. 

Ao levar o lanche de casa, os pais não só sabem o que os seus filhos vão comer nos intervalos, como também se torna mais fácil controlarem algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. A lancheira ajuda também a evitar as idas ao bar da escola ou ao café mais próximo, onde as opções escolhidas nem sempre são as mais saudáveis.  

Dependendo do tipo de lanche, a lancheira pode ser preparada no dia anterior, ou então basta deixar tudo preparado dentro do frigorífico, e no próprio dia de manhã é só colocar dentro da lancheira. Isto é algo que podem ser os mais pequenos a fazer, o que também ajuda a que criem alguma rotina e sentido de responsabilidade. Outra sugestão que podes adotar é pensar nos lanches que vais enviar, em conjunto com os teus filhos, compreendendo o que eles preferem e evitando que os lanches venham para trás.  

Há preferências para todos os gostos, lanches mais doces ou mais salgados.

Lanches Salgados

Para os lanches salgados, existem uma variedade de sugestões com valores nutricionais importantes para as criançasPorém, estes nem sempre são os lanches que os pequenos mais gostam, pelo que é importante variar. Deixamos algumas sugestões: 

  • Frutos secos 

Podes escolher entre amêndoas, nozes, cajus, milho seco... A variedade é imensa! Tem particular atenção nas quantidades que colocas, pois a maior parte dos frutos secos devem ser comidos com moderação, dado o seu elevado teor de gorduraUma mão de nozes é a quantidade suficiente para um bom lanche. 

  • Sandes 

Tens sempre a opção das sandes tradicionais como uma bela sandes de queijo, de fiambre ou mistaPodes sempre juntar a esta sandes uma folha de alface ou uma rodela de tomate consoante o gosto de cada um. Mas também podes optar por experimentar algumas receitas novas, como é o caso de uma baguete recheada ou uma deliciosa sandes de ovo. 

  • Pão de Banana 

pão de banana é uma ótima sugestão para um programa de culinária de fim de semana em família. É algo que podem fazer todos juntos e distribuir pelas lancheiras da semana para o lanche do meio da manhã ou da tarde. Vê aqui a receita.  

  • Ovo cozido 

Com elevados valores de proteína, os ovos cozidos são uma excelente opção entre as refeições. Fáceis de confecionar, basta cozer e deixar arrefecer antes de tirar a casca. Para este último passo, aproveita para pedir a ajuda dos mais pequenos a tirar a casca e colocar no tupperware.   

Lanches Doces

Os lanches doces são, na grande maioria das vezes, os preferidos das crianças. No entanto, nem sempre é fácil conseguir encontrar lanches doces que sejam nutricionalmente adequados aos mais pequenos. Mas não desanimes, pois com alguma criatividade é possível manter as crianças felizes e bem alimentadas! Vê as nossas sugestões: 

  • Fruta 

fruta é, sem dúvida, uma das melhores opções. Podes optar por mandá-la já descascada (as variedades que não oxidem ou então regada com sumo de limão) ou então escolher as opções mais práticascomo é o caso da banana, pera e maçã, sendo que estas duas últimas podem ser bem lavadas e consumidas com casca. Os frutos vermelhos são também uma excelente opção, e ricos em antioxidantes.  

  • Bolachas caseiras 

Nada como experimentar novas receitas de bolachas para agradar aos mais pequenos. Sugerimos as nossas bolachas de NESTUM, aveia e maçã, uma receita que pode ser feita em família e uma boa opção para colocar na lancheira das crianças. Podes também fazer bolachas com a ajuda de formas coloridas e pedir aos mais pequenos que escolham as formas que mais gostam. 

  • Pão-de-leite com sementes de funcho 

Quem não gosta de um bom pão-de-leite? Os pães-de-leite com sementes de funcho são uma deliciosa receita para levar para a escola. E podem ser adaptados ao gosto de cada um: simples, com manteiga, com compota, ou queijo e fiambre.  

 

Levar lanches para a escola é uma boa forma de garantir que os mais pequenos têm uma alimentação equilibrada. Habitua os teus filhos a levarem lanches para a escola desde cedo. E podes também aproveitar a preparação da lancheira como uma oportunidade educativa, pedindo-lhes ajuda com algumas tarefas e fazendo com que preparar a lancheira seja da responsabilidade deles

 

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