Como preparar um jantar saudável de Santos Populares em casa
Os primeiros dias de junho trazem consigo uma antecipação pelas festas e arraiais de Santos Populares um pouco por todo o país. Em 2020, a pandemia de COVID-19 resolveu trocar-nos as voltas e não haverá as corridas aos bairros, as marchas, nem mesmo os grelhadores à porta de tantos prédios nos bairros das cidades.
Mas isso não quer dizer que tenhas de abdicar do jantar de Santos Populares, porque de uma maneira ou de outra, haverá sempre sardinhas, haverá sempre forma de assar pimentos e nem o pão torrado fica esquecido. Problema de tudo isto: o verão está aí a chegar, e se calhar a quantidade de pão que comeste com o delicioso azeite que usaste para temperar as sardinhas pode não ter sido a mais adequada dada a dificuldade em resistir.
E se te dissermos que é possível criar um jantar de Santos Populares em casa, bem mais saudável do que aquele que, eventualmente, comerias num dos muitos bairros da cidade, e igualmente delicioso? É possível, basta fazer as escolhas certas.
Pão: um dos alimentos mais consumidos no mundo
Com manteiga, torrado com alho, mergulhado em azeite ou, simplesmente, acabado de sair do forno. É impossível pensar em Santos Populares e não recordar os cestos de pão que chegam à mesa, ainda antes de começar a fazer os pedidos, e vêm acompanhados de um belo couvert com manteigas e patês.
É difícil ceder a esta tentação com tantas variedades de pão disponíveis e diferentes formas de o acompanhar. É recomendado optar por um pão mais escuro, como o de centeio ou o de mistura. Se não fores particularmente fã destas farinhas, prova um pão de fermentação lenta. A fermentação lenta reduz o teor de glúten no pão e torna-o mais digerível, mas também com um sabor mais intenso. Podes também optar por uma opção sem glúten, se fores intolerante a esta proteína, como o pão de milho — não confundir com a broa de milho que, geralmente, leva farinha de trigo — ou de batata doce.
Sardinhas, mas ao natural
Tal como com o pão, sabemos que pode ser tentador regar, e bem, as sardinhas com azeite. Mas, se estás a tentar fazer escolhas mais saudáveis e não consegues controlar a quantidade de azeite que colocas, o ideal é preparares e comeres as sardinhas ao natural. Coloca-as na grelha com sal, mas pouco, e, se quiseres, um pouco de sumo de limão para intensificar os sabores.
As sardinhas são um peixe rico em ómega 3, micronutriente com um importante contributo para a saúde cardiovascular. Além disso, contêm quantidades elevadas de vitamina D e vitamina B12, bem como quantidades variáveis de alguns minerais como o ferro, magnésio, fósforo, potássio e selénio.
Pimento assado
Entre tudo o que pode compor um bom jantar de Santos Populares, o pimento é, sem dúvida alguma, um alimento que não pode faltar.
Podes escolher comê-lo cru, misturado numa salada com outros ingredientes. Mas, se quiseres mesmo entrar no espírito, mesmo que dentro de casa, grelha o pimento, retira-lhe a casca e corta às fatias. Podes regar com um fio — só um fio — de azeite e adicionar um pouco de vinagre e alho.
Caldo Verde
Há lá refeição mais típica de Santos Populares que o caldo verde? Esta sopa tão portuguesa é das mais características desta época, mas pode não ser o ideal se não escolheres os ingredientes certos.
Geralmente, o caldo verde é feito com batata, mas se quiseres uma opção mais leve e menos calórica experimente prepará-lo com curgete ou chuchu. Já a couve galega, utilizada nesta sopa, é uma excelente aposta para quem quer seguir uma alimentação saudável. Apresenta uma quantidade apreciável de cálcio, mineral imprescindível ao crescimento e manutenção dos ossos e dentes, mas também apresenta na sua constituição magnésio e potássio, bem como as vitaminas C e do complexo B (B1, B2, B3 e B6).
Vê também
Datas Especiais
Para comer à colher, com recheio de chocolate, cereais ou até frutas. A verdade é que os ovos de…
Datas Especiais
Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física pode ajudar-nos a recuperar dos…
Datas Especiais
Da árvore aos embrulhos, Natal não tem de ser sinónimo de lixo em excesso e gastos exagerados. Já o…