Iogurte
Alimentos

Iogurte: derivado do leite

Informação Nutricional

Pelo facto de o iogurte ser um derivado do leite, o seu valor nutricional relaciona-se com a composição do leite que lhe deu origem e com os ingredientes adicionados:

  • Graças à herança do leite, o iogurte fornece proteínas, de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio
  • Devido aos ingredientes adicionados, o iogurte torna-se mais rico nutricionalmente, particularmente em frutose e fibra quando lhe são adicionados pedaços de fruta e cereais, respetivamente.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Iogurte natural sólido meio gordo Iogurte aromatizado açucarado sólido magro Iogurte aromatizado açucarado líquido meio gordo
Energia (kcal) 54 69 70
Água (g) 87,9 82 83,3
Proteínas (g) 4,2 5 3
Lípidos (g) 1,8 0,1 1,3
Hidratos de Carbono (g) 5 11,8 11,5
Cálcio (mg) 120 150 110
Fósforo (mg) 110 120 78
Potássio (mg) 180 210 98

Vantagens e desvantagens

O iogurte pode ser considerado um fornecedor proteico. As proteínas que contém são digeridas parcialmente durante o processo de fermentação, o que facilita a sua assimilação pelo organismo. 

As vitaminas presentes no leite auxiliam a proliferação das bactérias lácticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando assim a variedade de vitaminas presentes no iogurte. 

O iogurte apresenta uma ampla variedade de minerais, destacando-se entre eles o cálcio. O cálcio lácteo apresenta elevada biodisponibilidade e é indispensável na formação de ossos e dentes.

As bactérias do iogurte exercem efeitos benéficos no organismo o que torna o iogurte um alimento probiótico (probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas como parte integrante de alimentos, conferem um benefício para a saúde do hospedeiro). Os principais efeitos benéficos de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus prendem-se com a promoção do equilíbrio da população microbiana intestinal, inibindo as bactérias patogénicas e favorecendo as benéficas, que, consequentemente, constituem um meio de prevenção contra infecções gastrointestinais. Para além disso, estas bactérias facilitam a digestão de alguns nutrientes, nomeadamente as proteínas e o cálcio e tornam o iogurte um alimento permitido por indivíduos intolerantes à lactose. Além disso, o ácido láctico formado é responsável por acidificar o iogurte, impedindo o desenvolvimento de bactérias patogénicas, e promover a assimilação do cálcio.
As bactérias lácticas presentes no iogurte também parecem promover a estimulação do sistema imunitário. 

Além das vantagens nutricionais, o iogurte é uma excelente base para molhos, podendo substituir alimentos ricos em gordura como a maionese.

Como comprar e conservar

No momento da compra do iogurte verifique a data limite de consumo para garantir que adquire o produto fresco. 
Após a aquisição, conserve o iogurte no frigorífico na sua embalagem original, a uma temperatura entre os 0ºC e os 6ºC para que as bactérias lácticas se mantenham inactivas, prevenindo a deterioração do produto e alterações da acidez e conservando a estrutura, consistência e textura do produto.

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…