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Courgette
Alimentos

Courgette

Vulgarmente conhecida e classificada como hortícola, em termos botânicos a courgette é considerada um fruto pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma família da melancia, melão, abóbora e pepino.

Hoje em dia pode ser adquirida em qualquer altura do ano, contudo é entre os meses de maio e de julho que a courgette pode ser encontrada com maior facilidade.Por ter um sabor delicado e suave, é ideal para adicionar a qualquer refeição de verão.

 
Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Courgette Crua
Energia (kcal) 19
Água (g) 94
Proteínas (g) 1,6
Lípidos (g) 0,3
Hidratos de Carbono (g) 2
Fibra (g) 1
Folatos (µg) 41
Vitamina C (mg) 17
Sódio (mg) 3
Potássio (mg) 250
Magnésio (mg) 20
Cálcio (mg) 22
Vantagens e desvantagens

Até à data, a courgette não foi muito estudada no que respeita aos seus benefícios, contudo e apesar destas limitações na pesquisa, existem benefícios para a saúde bem documentados.

Um dos benefícios da courgette que está muito bem documentado é a sua capacidade antioxidante. Por ser uma ótima fonte de magnésio e vitamina C, tal como de vitamina A e carotenoides, a courgette fornece-nos uma boa combinação de nutrientes que possuem capacidades antioxidantes. Tal como na cenoura, esses antioxidantes ajudam especialmente na proteção dos olhos, protegendo-nos contra a degeneração macular relacionada com a idade e as cataratas.

Para além dos nutrientes que possuem capacidade antioxidante, a courgette apresenta uma vasta lista de nutrientes responsáveis pela regulação do açúcar no sangue, tais como vitaminas do complexo B, (folatos e as vitaminas B6, B1, B2 e B3), magnésiozinco e os ácidos gordos ómega-3. Também nos protegem contra o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.

As sementes e os óleos extraídos das sementes da courgette também apresentam benefícios para a nossa saúde, pois apresentam propriedades antimicrobianas.

Como comprar e conservar

No momento da compra deves escolher aquelas que tiverem um maior peso e cuja casca não seja muito dura, pois poderá significar que a courgette está muito madura ou que tem sementes muito duras.

Deverás também ter em atenção o tamanho das courgettes, optando por aquelas que apresentam uma dimensão média, uma vez que as que são excessivamente grandes e as que têm tamanho reduzido podem ser fibrosas e menos saborosas.

Se pretendes armazenar durante um período de aproximadamente sete dias, procura conservar a courgette no frigorífico, dentro de um saco de plástico. Se quiseres alargar ainda mais a sua conservação, o congelamento parece ser uma boa opção, contudo deve ser feito apenas após cortar a courgette em rodelas e a cozinhar durante cerca de três minutos. Já foi provado que o processo de congelamento da courgette permite a retenção da atividade antioxidante deste vegetal.

 

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