Férias? Aproveita para relaxar
Como realmente descansar durante as férias?
Escolhe o local ideal para as tuas férias
Quando pensas num sítio que consideras relaxante, que imagem te vem à cabeça? Uma praia? Uma casa no campo? Provavelmente não será um local barulhento, agitado, dispendioso, onde tens de passar muito tempo em filas ou em situações desconfortáveis com a tua família.
Escolhe um sítio onde sabes que vais conseguir descontrair, mas que também ofereça opções de entretenimento para o resto da tua família, especialmente se viajares com crianças. Desta forma, consegues conciliar o tempo livre para ti com as atividades para os restantes membros da tua família.
Não faças um Itinerário muito complicado
Quando fores de férias, mantém-te de preferência numa só localização, pelo menos durante alguns dias. Traça objetivos simples para os teus dias. Podes passar, por exemplo, um dos dias na piscina a ler, e no fim do dia ir jantar fora. Noutro dia podes simplesmente ir dar um passeio na natureza ou ir visitar um monumento, e por aí em diante.
O objetivo é não preencher demasiado os teus dias e não pressionar, tanto a tua família como a ti, com horários e compromissos. Se estás a sentir que são demasiadas coisas para fazer, provavelmente tens razão. Planeia os teus programas na medida em que isso ajude a reduzir o stress, e não o oposto.
Aproveita o Momento
Uma grande parte da nossa vida parece ser passada a correr de um lado para o outro, de um compromisso para outro. As férias são a oportunidade que temos para fazer uma pausa desse ritmo. Determina que as férias são para fazer o que te faz bem, que tanto pode ser fortalecer os laços com a família, fazer uma massagem ou uma sesta a meio da tarde ou até mesmo fazer algo que não fazes habitualmente. Provavelmente não vais ter outro momento exatamente como esse, portanto mais vale aproveitar ao máximo e saboreá-lo.
Estudos realizados sobre este tema indicam que ter experiências agradáveis e relaxantes durante o período de férias, e aproveitar bem essas experiências, são importantes para permanecer de bom humor durante mais tempo após o período de férias.
Fortalece as tuas relações
Quando temos um período de tempo sem horários a limitar-nos, temos uma melhor oportunidade de conectar, ouvir, estimar, mostrar carinho e generosidade com as pessoas que são mais importantes para nós. Quer isto seja combinar algo com amigos que já não vemos há algum tempo, como passar tempo com membros próximos ou mais afastados da nossa família.
Sê flexível
Muitas vezes, por muito tempo que tenhamos investido a planear algo, as coisas não correm de acordo com o que tínhamos em mente. Se vires que isso está a acontecer, ou seja, se vires que não vais conseguir fazer exatamente o que queres, quando queres, será que consegues repensar a situação de forma a não criar tensão, tanto para ti como para os outros?
Aceitar e não ficar com remorsos nem ressentimentos caso as coisas não nos corram de feição é uma qualidade muito importante para o nosso bem-estar interior.
Tira tempo para ti
Mesmo que estejas a partilhar o teu espaço e tempo com outras pessoas, como a tua família ou amigos, garante que consegues sempre reservar algum tempo para ti e para aquilo que gostarias de fazer.
Podes ir dar um passeio, nadar, ler, ou fazer o que te trouxer mais felicidade e paz de espírito. É essencial tirarmos um tempo a sós, “carregarmos baterias” e encontrarmos um equilíbrio interior.
Sintoniza com o teu ritmo natural
O objetivo é encontrares o teu ritmo natural, e não o ritmo que te é incutido pelo teu dia-a-dia. O que isto quer dizer é: come quando tiveres vontade e pára quando te sentires saciado e/ou satisfeito; dorme quando sentires que precisas, mesmo que isso implique fazer algumas sestas; acorda quando sentires que o teu corpo está pronto para acordar.
Pensa nisto como uma forma de reiniciar o teu corpo. A tua mente também te agradecerá.
Vê também
Relaxamento e Equilíbrio Interior
Para os que continuam hesitantes em visitar um terapeuta, vamos explicar do que se trata, em que…
Relaxamento e Equilíbrio Interior
Se é verdade que a prática regular de exercício físico é fundamental, a atenção dada à saúde mental…