Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Coelho
Alimentos

Coelho

A carne de coelho é considerada uma carne branca com um teor moderado de gordura. Os coelhos criados no campo à base dos produtos que lá encontram têm, normalmente, a carne mais escura, mais saborosa e com menos gordura.

Informação Nutricional

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Coelho Cru Coelho Estufado com Azeite
Energia (kcal) 117 218
Água (g) 74,4 57,2
Proteínas (g) 20,3 26,6
Lípidos (g) 4 11
Hidratos de Carbono (g) 0 0,9
Colesterol (mg) 48 62
Niacina (mg) 4 3
Vitamina B6 (mg) 0,5 0,34
Vitamina B12 (µg) 9 7
Potássio (mg) 380 320
Sódio (mg) 58 490
Fósforo (mg) 220 220
Ferro (mg) 1 1,5

Vantagens e desvantagens

O coelho é uma carne branca, pelo que se cozinha com facilidade e sem a necessidade de recorrer ao excesso de gorduras. Constitui assim uma excelente fonte de proteínas de elevado valor biológico acompanhadas por um baixo teor de gorduras.

Este tipo de carnes é particularmente recomendado em substituição das carnes vermelhas para pessoas com necessidade de baixar o consumo de gorduras e colesterol, como em casos de elevado risco de doenças cardiovasculares.

As carnes brancas têm um conteúdo de ácido úrico mais baixo que as vermelhas, sendo por isso mais adequadas para pessoas com hiperuricemia ou gota.

Como comprar e conservar

Normalmente, o coelho é vendido por inteiro, desprovido de vísceras e totalmente limpo. Deverás eleger uma peça que não seja demasiado jovem porque tem pouco sabor, nem demasiado velha porque é dura. Para escolher uma boa peça, poderás palpar a articulação das patas dianteiras identificando um pequeno osso móvel, bem como garantir que tem uma carne rosada sem manchas.

Ao comprar coelho inteiro, tem em atenção que metade do seu peso vai ser desperdiçado ao eliminar os ossos. Lava a peça e coloca-a no frigorífico. Poderás também congelá-la sem as vísceras.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…