Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Abacate
Alimentos

Abacate

O abacate é originário do México, Colômbia e Venezuela. Atualmente é cultivado em regiões subtropicais.

Tem forma de pêra e a sua polpa é de consistência pastosa quando maduro. No seu interior contém uma única semente (ou caroço). O abacate pesa cerca de 200 a 400 g, mas pode atingir até 2 kg.

Informação Nutricional

Depois da água, a sua principal componente são as gorduras, o que lhe confere um elevado teor em calorias. No entanto, a sua gordura é maioritariamente monoinsaturada, tal como a gordura que encontramos no azeite.

Tem um baixo teor de hidratos de carbono e menor ainda de proteínas. É pobre em sódio e rico em magnésio e potássio. Relativamente às vitaminas, o abacate constitui um excelente antioxidante pela sua riqueza em provitamina A e em vitamina E.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Abacate
Energia (kcal) 114
Água (g) 82,4
Proteínas (g) 1,1
Lípidos (g) 10,5
     dos quais monoinsaturados (g) 6,5
Hidratos de Carbono (g) 2,3
Fibra (g) 3
Vitamina A (µg) 5
Vitamina E (mg) 2,1
Magnésio (mg) 21
Sódio (mg) 15
Potássio (mg) 330
Vantagens e desvantagens

Pela sua riqueza em lípidos insaturados e vitamina E (antioxidante), torna-se recomendável o seu consumo em indivíduos com problemas cardiovasculares.

Por outro lado, por ser um alimento calórico, deve ser moderadamente consumido por indivíduos que tenham excesso de peso ou obesidade.

Pelo seu elevado teor em potássio, este alimento também deve ser de consumo limitado por pessoas que sofram de insuficiência renal, nas quais os teores de potássio devem ser rigorosamente controlados.

Como comprar e conservar

Escolhe abacates íntegros, que não estejam com pisaduras nem amachucados. Rejeita os abacates que se apresentem com manchas escuras ou bolor no topo. 

Quando não estão maduros os abacates tendem a ser amargos, por isso a escolha do abacate depende do momento em que o pensas utilizar. Se for para utilização imediata escolhe os que cedem ligeiramente a pressão suave. Nalguns casos, consegues mesmo sentir o caroço a mover-se quando os agitas. 

Se for para utilizar mais tarde, escolhe os abacates mais rijos e guarda à temperatura ambiente. 

 

Receitas Relacionadas

"receita bali green"
Receita 
Nestlé
  |  
Fácil
  |  
Moderado

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…