Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscrever.

5 benefícios da hortaliça e dos legumes que deves conhecer
Nutrição

5 benefícios da hortaliça e dos legumes que deves conhecer

1. Excelentes fontes de vitaminas e minerais

Os hortícolas são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Muitos destes nutrientes apresentam propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres existentes no nosso organismo, responsáveis por diversas patologias. 

2. Contribuem para um bom funcionamento intestinal

A Roda dos Alimentos recomenda 3 a 5 porções diárias de hortícolas, sendo que uma porção corresponde a 180 g de hortícolas crus (duas chávenas almoçadeiras).

Quando consumidos nas quantidades recomendadas, os hortícolas, por serem excelentes fontes de fibra e de água, contribuem para o bom funcionamento intestinal, evitando o aparecimento de obstipação.

3. Conferem saciedade, contribuindo para a manutenção do peso

 Por apresentarem grandes quantidades de fibras e de água, os produtos hortícolas são ótimos para conferir sensação de saciedade.

Iniciar uma refeição com uma sopa rica em hortícolas é uma excelente estratégia para ingerir menos quantidade do segundo prato, geralmente mais calórico que a sopa e com menor densidade nutricional.

4. Podem constituir uma refeição económica e muito saudável

Atualmente, a disponibilidade e a variedade de hortícolas é enorme e podem ser comprados em qualquer supermercado ao longo de todo o ano, quer frescos, congelados, em conserva, etc. Aproveitando a enorme disponibilidade e o baixo custo destes produtos, por que não aumentar o seu consumo?

Existem inúmeros pratos de rápida confeção que podem ser feitos apenas com hortícolas!

5. Os benefícios diferem com o método de confeção dos alimentos

Estes alimentos podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, estufados, salteados, como acompanhamento em saladas, purés, soufflés... Contudo, alguns métodos de confeção são mais vantajosos que outros, no que respeita à preservação das vitaminas e minerais dos alimentos. 

Quando consumidos em cru, todos os seus nutrientes são aproveitados. Quando sujeitos a um determinado processo de confeção perdem parte dos seus nutrientes. Por exemplo, na água da cozedura dilui-se parte das vitaminas e minerais dos alimentos, sendo, na maioria das vezes, desperdiçada.

Na sopa, uma vez que a água de cozedura dos hortícolas é aproveitada, grande parte das vitaminas e minerais dos alimentos é consumida.

Experimenta variar a forma de confeção e apresentar sabores diferentes. Deixamos-te a sugestão de legumes e feta no forno e de legumes com acafrão e caril.

Fica a saber mais sobre os hortícolas aqui

 
 

Receitas Relacionadas

também

Nutrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o flexitarianismo pode ser definido como um padrão…

Nutrição

Certamente que já te apercebeste que mesmo que te mantenhas ativo ao longo do dia, dificilmente…

Nutrição

Se gostas de saber mais sobre nutrição, o mais certo é que já tenhas ouvido falar no jejum…