5 benefícios da hortaliça e dos legumes que deves conhecer
1. Excelentes fontes de vitaminas e minerais
Os hortícolas são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Muitos destes nutrientes apresentam propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres existentes no nosso organismo, responsáveis por diversas patologias.
2. Contribuem para um bom funcionamento intestinal
A Roda dos Alimentos recomenda 3 a 5 porções diárias de hortícolas, sendo que uma porção corresponde a 180 g de hortícolas crus (duas chávenas almoçadeiras).
Quando consumidos nas quantidades recomendadas, os hortícolas, por serem excelentes fontes de fibra e de água, contribuem para o bom funcionamento intestinal, evitando o aparecimento de obstipação.
3. Conferem saciedade, contribuindo para a manutenção do peso
Por apresentarem grandes quantidades de fibras e de água, os produtos hortícolas são ótimos para conferir sensação de saciedade.
Iniciar uma refeição com uma sopa rica em hortícolas é uma excelente estratégia para ingerir menos quantidade do segundo prato, geralmente mais calórico que a sopa e com menor densidade nutricional.
4. Podem constituir uma refeição económica e muito saudável
Atualmente, a disponibilidade e a variedade de hortícolas é enorme e podem ser comprados em qualquer supermercado ao longo de todo o ano, quer frescos, congelados, em conserva, etc. Aproveitando a enorme disponibilidade e o baixo custo destes produtos, por que não aumentar o seu consumo?
Existem inúmeros pratos de rápida confeção que podem ser feitos apenas com hortícolas!
5. Os benefícios diferem com o método de confeção dos alimentos
Estes alimentos podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, estufados, salteados, como acompanhamento em saladas, purés, soufflés... Contudo, alguns métodos de confeção são mais vantajosos que outros, no que respeita à preservação das vitaminas e minerais dos alimentos.
Quando consumidos em cru, todos os seus nutrientes são aproveitados. Quando sujeitos a um determinado processo de confeção perdem parte dos seus nutrientes. Por exemplo, na água da cozedura dilui-se parte das vitaminas e minerais dos alimentos, sendo, na maioria das vezes, desperdiçada.
Na sopa, uma vez que a água de cozedura dos hortícolas é aproveitada, grande parte das vitaminas e minerais dos alimentos é consumida.
Experimenta variar a forma de confeção e apresentar sabores diferentes. Deixamos-te a sugestão de legumes e feta no forno e de legumes com acafrão e caril.
Fica a saber mais sobre os hortícolas aqui.
Vê também
Nutrição
O crudivorismo é um padrão alimentar que consiste em consumir apenas alimentos crus, daí também ser…
Nutrição
O nosso intestino é, muitas vezes, chamado de “segundo cérebro”. Isto acontece porque este órgão…
Nutrição
Esta vitamina, tal como todas as outras, é essencial para que o corpo se mantenha saudável, e a sua…