Funcho
Alimentos

Funcho: Informação Nutricional

O funcho é um vegetal muito versátil com um papel bastante ativo na cozinha europeia, principalmente na cozinha francesa e italiana. A sua reputação remete para os tempos da Grécia antiga e para a mitologia grega.

A história relata que foi João Gonçalves Zarco quem decidiu designar a capital do arquipélago da Madeira de Funchal, após ter desembarcado num vale com um imenso arvoredo e cheio de funcho até ao mar. Na Madeira são muito típicos os rebuçados de funcho, feitos artesanalmente, para acalmar a tosse.

O funcho (Foeniculum vulgare Miller) é largamente utilizado em remédios caseiros, culinária e como aromatizante. Possui um sabor doce, sendo um tempero muito utilizado na cozinha italiana. São utilizáveis basicamente todas as suas partes, desde os caules às sementes (conhecidas como erva-doce), podendo ser utilizado como especiaria, erva aromática ou legume. Tem um aroma que faz lembrar o licor de anis, sendo por isto muitas vezes confundido com o próprio anis no mercado.

Informação Nutricional

Este legume contém fibras, diversos minerais, tais como cálcio, ferro, fósforo e potássio, e vitaminas A e C que lhe conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Como comprar e conservar

Devem escolher-se os mais pesados, redondos, brancos e sem manchas, com folhas que se partam com facilidade sem dobrar.

Pode conservar no frigorífico, bem embalado, no prazo de 1 semana e no congelador durante cerca de 6 meses.

Como utilizar

Os talos podem ser comidos crus e as folhas são cozidas como um legume. As sementes costumam ser colocadas em pratos de peixe, massas, conservas e molhos.

Costuma ser utilizado para preparações de chá para combater problemas gastrointestinais, diminuindo dores e gases, e prevenindo espasmos e cólicas em todo o organismo.

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…