Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

POLVO

O polvo é um cefalópode (classe de moluscos) semelhante à lula, comum na cozinha mediterrânea e japonesa. À semelhança de outros moluscos, apresenta menor quantidade de proteína e maior quantidade de colesterol que o peixe.

Tem alto valor biológico e é um alimento de fácil digestão. É pobre em gorduras (cerca de 1,2g por cada 100g) e com isto tem poucas calorias, sendo uma proteína recomendada a quem quer perder e controlar o peso.

A grande maioria das suas gorduras são polinsaturadas, maioritariamente ácidos gordos n-3. Contém nutrientes como potássio, magnésio, fósforo e ainda vitaminas A, C e do complexo B.


Como usar

O polvo é um molusco vastamente utilizado na cozinha tipicamente portuguesa. Podemos encontra-lo como entradas, petiscos e prato principal.


Tabela Nutricional

Tabela Nutricional para 100g de parte edível de polvo:

 

Cru

Cozido

Energia (Kcal)

73

102

Água (g)

83,1

74,7

Proteínas (g)

15,6

22,7

Lípidos (g)

1,2

1,3

Hidratos de Carbono (g)

0

0

Fibra (g)

0

0

Potássio (mg)

240

160

Magnésio (mg)

43

49

Fósforo (mg)

160

180

g – gramas; mg – miligramas; Parte edível – diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

 

Como escolher

O polvo tem um tempo de vida útil curto e por isso só deve ser comido quando se encontra bem fresco. Quando mal conservado pode levar a intoxicações alimentares. Tenha a certeza que o compra num local de confiança e preferencialmente de manhã. Ter em atenção a coloração da parte interna dos tentáculos, que não deve estar vermelha ou roxa. 

PARTILHAR 17 LIKES

Glossário

Sugestões