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POLVO

O polvo é um cefalópode (classe de moluscos) semelhante à lula, comum na cozinha mediterrânea e japonesa. São considerados frutos do mar com algumas das propriedades do peixe, mas com sabor e textura distintas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL  

O polvo à semelhança de outros moluscos, apresenta menor quantidade de proteína e maior quantidade de colesterol que o peixe.

Tem alto valor biológico e é um alimento de fácil digestão. É pobre em gorduras (cerca de 1,2g por cada 100g) e, consequentemente, um baixo teor calórico, sendo uma proteína recomendada a quem quer perder e controlar o peso.

A grande maioria das suas gorduras são polinsaturadas, maioritariamente ácidos gordos ômega 3. Contém nutrientes como potássio, magnésio, fósforo e ainda vitaminas A, C e do complexo B.

Tabela de composição nutricional (100g de Parte Edível):

 

Cru

Cozido

Energia (Kcal)

73

102

Água (g)

83,1

74,7

Proteínas (g)

15,6

22,7

Lípidos (g)

1,2

1,3

Hidratos de Carbono (g)

0

0

Fibra (g)

0

0

Potássio (mg)

240

160

Magnésio (mg)

43

49

Fósforo (mg)

160

180

g – gramas; mg – miligramas; Parte edível – diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O polvo é uma excelente fonte de proteína, importante para a construção de músculos, produção de hormonas e enzimas. Rico em ômega 3, trazendo benefícios para o sistema cardiovascular. Um grande aliado nas dietas de perda de peso, com poucas calorias, tornando-se na opção perfeita para consumir proteína magra e nutritiva.

COMO COMPRAR E CONSERVAR

O polvo tem um tempo de vida útil curto e por isso só deve ser comido quando se encontra bem fresco. Quando mal conservado pode levar a intoxicações alimentares. Tenha a certeza que o compra num local de confiança e preferencialmente de manhã. Ter em atenção a coloração da parte interna dos tentáculos, que não deve estar vermelha ou roxa.

COMO UTILIZAR

O polvo é um molusco vastamente utilizado na cozinha tipicamente portuguesa. Tem muitos benefícios para a saúde e pode ser preparado de diferentes formas, tornando-se um alimento valioso para uma dieta equilibrada. Podemos encontrá-lo como entradas, petiscos e prato principal. O polvo é um ingrediente comum em sushi, bem como sopas de peixe e massas, e ocasionalmente é comido vivo, bem como frito, cozido, assado ou grelhado.

RECEITAS COM POLVO

Salada de Polvo com Cuscuz
Terrine de Polvo
Polvo assado com funcho e puré de batata doce

Conheça estas e outras receitas com Polvo em Nestlé Cozinhar.
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Glossário

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