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RÚCULA

A rúcula é originária do mediterrâneo e pertence à família das couves, nabo e agrião. Este é um vegetal de folha verde muito nutritivo, de sabor intenso, levemente amargo e picante. Apresenta substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o envelhecimento.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

A rúcula contém níveis consideráveis de vitamina C, um antioxidante que ajuda o organismo a defender-se, estimulando o sistema imunitário a proteger-se dos radicais livres. É uma excelente fonte de vitamina K, que tem um papel importante no fortalecimento dos ossos e auxilia na coagulação do sangue. Possui ainda uma boa quantidade de ácido fólico, um micronutriente importante para a prevenção de malformações fetais, sendo indicado a mulheres em idade fértil. Dentro dos minerais, destaca-se também o cálcio.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Cru

Energia (kcal)

13,1

Proteínas (g)

1,8

Hidratos de carbono (g)

2,2

Lípidos (g)

0,1

Fibra (g)

1,7

Vitamina C (g)

46,3

Cálcio (g)

116,6

g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela Brasileira da Composição de Alimentos


COMO COMPRAR E CONSERVAR
 
Pode encontrar rúcula facilmente em muitas superfícies comerciais durante praticamente todo o ano. Na compra escolha as folhas de tom verde vivo, sem humidades, evitando a rúcula com pontas amarelas ou escuras.

Optar por comprar as saladas previamente embaladas e prontas a consumir poderá ser uma opção, contudo deve verificar se no fundo da embalagem não existe líquido amarelado, sendo um dos sinais de deterioração. As folhas de rúcula podem ser conservadas durante alguns dias no frigorífico, num saco de plástico, preferencialmente nas gavetas destinadas aos vegetais.

As folhas de rúcula podem ser conservadas durante alguns dias no frigorífico, num saco de plástico, preferencialmente nas gavetas destinadas aos vegetais.

COMO UTILIZAR

Pode utilizar a rúcula para completar sanduíches, pizzas ou até em sopas. Adicione algumas folhas de rúcula à sua salada, como, por exemplo, esta salada de frango grelhado, quinoa e laranja! Irá conferir-lhe um sabor muito agradável e um toque de saúde! Caso ache o sabor muito intenso, misture com outros vegetais, como a alface.
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