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RÚCULA

A Rúcula apresenta substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o envelhecimento.

Pelo seu teor em ácido fólico, é aconselhada a mulheres em idade fértil.
Adicione algumas folhas de rúcula à sua salada! Irá conferir-lhe um sabor muito agradável e um toque de saúde! 


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Rúcula

Energia (kcal)

29

Proteínas (g)

3,9

Hidratos de carbono (g)
dos quais açucares (g)

2,6
0,2

Lípidos (g)
dos quais ácidos gordos saturados (g)

0,2
0,1

Fibra (g)

0,6

Sal (g)

0,05



VANTAGENS E DESVANTAGENS

Tal como muitos outros vegetais, a rúcula apresenta propriedades nutricionais relevantes:
- A presença de vitamina K auxilia o processo de regulação da coagulação sanguínea.
- Por possuir boas quantidades de ácido fólico, um micronutriente importante para a prevenção de malformações fetais, este alimento é indicado principalmente a mulheres em idade fértil. 
- Permite um bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.
- Facilita o processo de cicatrização da pele.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

No ato da compra deste alimento devem ser preferidas as folhas mais verdes em detrimento das amareladas e com sinais escuros.
Optar por comprar as saladas previamente embaladas e prontas a consumir pode ser uma opção, contudo deve-se verificar se no fundo da embalagem não existe líquido amarelado, um dos sinais de deterioração.
As folhas de rúcula podem ser conservadas durante alguns dias no frigorífico, num saco de plástico, preferencialmente nas gavetas destinadas aos vegetais.
Não é considerado um alimento adequado para congelar nem secar. 
Poderá ser encontrado facilmente em muitas superfícies comerciais durante praticamente todo o ano.  

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
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