Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Rúcula
Alimentos

Rúcula

A rúcula é originária do mediterrâneo e pertence à família das couves, nabo e agrião.

Este é um vegetal de folha verde muito nutritivo, de sabor intenso, levemente amargo e picante. Apresenta substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o envelhecimento.

Informação Nutricional

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Rúcula crua
Energia (kcal) 29
Água (g) 91,7
Proteínas (g) 2,6
Lípidos (g) 0,7
Hidratos de Carbono (g) 2,2
Fibra (g) 1,6
Vitamina C (mg) 15
Cálcio (mg) 160

Vantagens e desvantagens

A rúcula contém níveis consideráveis de vitamina C, um antioxidante que ajuda o organismo a defender-se, estimulando o sistema imunitário a proteger-se dos radicais livres.

É uma excelente fonte de vitamina K, que tem um papel importante no fortalecimento dos ossos e auxilia na coagulação do sangue.

Possui ainda uma boa quantidade de ácido fólico, um micronutriente importante para a prevenção de malformações fetais, sendo indicado a mulheres em idade fértil. Dentro dos minerais, destaca-se também o cálcio.

Como comprar e conservar

Podes encontrar rúcula facilmente em muitas superfícies comerciais durante praticamente todo o ano. Na compra escolhe as folhas de tom verde vivo, sem humidades, evitando a rúcula com pontas amarelas ou escuras.

Comprar as saladas previamente embaladas e prontas a consumir poderá ser uma opção, contudo deves verificar se no fundo da embalagem não existe líquido amarelado, sendo um dos sinais de deterioração.

As folhas de rúcula podem ser conservadas durante alguns dias no frigorífico, num saco de plástico, preferencialmente nas gavetas destinadas aos vegetais.

Como utilizar

Podes utilizar a rúcula para completar sanduíches, pizzas ou até em sopas.

Adiciona algumas folhas de rúcula à tua salada, irá conferir-lhe um sabor muito agradável e um toque de saúde! Caso aches o sabor muito intenso, mistura com outros vegetais, como a alface.

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…