Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

PERA

A pera é um fruto rico em fibra, vitamina A e vitamina C. Possui quantidades apreciáveis de micronutrientes como vitaminas B1, B2 e B3, sódio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. Este fruto também se caracteriza pelo elevado teor em água e baixo valor energético.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Pera

Energia (kcal)

41

Água (g)

85,1

Proteínas (g)

0,3

Lípidos (g)

0,4

Hidratos de carbono (g)

9,4

Fibra (g)

2,2

Vitamina A (µg)

2

Vitamina B1 (mg)

0,02

Vitamina B2 (mg)

0,02

Vitamina B3 (mg)

0,2

Vitamina C (mg)

3

Sódio (mg)

8

Potássio (mg)

150

Fósforo (mg)

10

Magnésio (mg)

9

Ferro (mg)

0,3


mg = miligramas. 
µg = micrograma 
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006. 


VANTAGENS E DESVANTAGENS

A pera, como fornecedor de fibra e água pode contribuir para o bom funcionamento intestinal. Auxilia na regulação dos níveis plasmáticos de colesterol LDL (mau colesterol) e contribui para melhorar a função cardiovascular. A vitamina C promove a resistência a infeções, participa como co-fator em inúmeras reações no nosso organismo, além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra os danos celulares. A vitamina A promove a função visual e reprodutora e contribui para a reparação e manutenção de tecidos como a pele e ossos.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

No momento da aquisição, selecione as peras mais firmes, assim, pode armazená-las durante alguns dias até atingirem a maturação pretendida. Este fruto deve apresentar uma pele lisa e livre de contusões. Evite as peras que se apresentem perfuradas, com manchas escuras ou moles.

Caso deseje acelerar o processo de amadurecimento da pera, armazene-as dentro de um saco de papel à temperatura ambiente, senão acondicione-as no frigorífico, onde se manterão frescas por alguns dias.

Deve evitar armazenar a pera em sacos plásticos fechados ou em espaços restritos, uma vez que terá uma exposição limitada ao oxigénio. Além disso, o gás etileno que produz irá naturalmente aumentar grandemente o processo de maturação, fazendo com que se degradem mais rapidamente.
 
A pera torna-se perecível quando madura. A pera tende a absorver os cheiros, por essa razão, deve estar afastada de alimentos de aroma intenso.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
PARTILHAR 69 LIKES

Sugestões