Saboreia a Vida | Nestlé
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NOZ

Ao longo da sua história, as nozes têm sido reconhecidas pelas suas propriedades medicinais. Na verdade, ao incluir nozes na sua dieta estará imediatamente a contribuir para a prevenção das doenças cardiovasculares e degenerativas.

O PODER DE UMA GORDURA SAUDÁVEL

Este delicioso fruto seco é uma excelente fonte de ómega-3, um tipo de ácidos gordos que o organismo não produz. Os seus potenciais benefícios para a saúde começam por promover a função cognitiva protegendo-nos contra as doenças degenerativas como a de Alzheimer. A explicação é simples: as nossas células cerebrais e nervosas são compostas essencialmente por gordura. E os ácidos óemga-3 têm um papel fundamental nestas estruturas. Além disso as nozes são ricas em vitamina B6 que promove o bom funcionamento do cérebro e a produção de glóbulos vermelhos.

Mas os benefícios das nozes não se ficam por aqui. Este fruto seco também nos dá proteção cardiovascular pois melhora o perfil lipídico em indivíduos com colesterol elevado e tem efeito anti-inflamatório.  

As nozes são ainda uma boa fonte de manganês e cobre, dois minerais fundamentais, importantes para a proteção das células.


O VALOR CALÓRICO

Por terem muitas calorias as nozes consumidas em excesso podem contribuir para o aumento de peso. Mas 5 ou 6 metades por dia constituem um lanche muito saudável juntamente com um iogurte ou um pouco de queijo fresco ou requeijão. E também as pode acrescentar às suas saladas.


TABELA NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Miolo De Noz

Energia (kcal)

689

Água (g)

4,9

Proteínas (g)

16,7

Lípidos (g)

67,5

Polinsaturados (g)

47,0

Monoinsaturados (g)

15,0

Hidratos de Carbono (g)

3,6

Fibra (g)

5,2

Vitamina B6 (mg)

0,67

Fósforo (mg)

288

Potássio (mg)

500

Magnésio (mg)

160

Zinco (mg)

2,7


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

COMO ESCOLHER

Se preferir nozes com casca escolha as que estiverem intactas e sem manchas e prefira sempre as mais pesadas que indicam nozes mais suculentas. Se as quiser já descascadas prefira comprá-las numa loja que garanta uma boa rotatividade do produto e escolha as que estiverem intactas, sem manchas ou sinais de humidade.

Duram muito tempo – cerca de um ano – na casca e alguns meses descascadas se estiverem guardadas num lugar fresco, seco e ao abrigo da luz.

 
SABIA QUE...

A noz tem pouco potencial alérgico mas os indivíduos suscetíveis devem evitar a sua ingestão. Fale com o seu médico ou nutricionista.

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