Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

MORANGO

Os Morangos são uma deliciosa forma de proteger o seu organismo. 

É rico em antioxidantes e por isso fortalece as defesas do organismo a previne doenças cardiovasculares. Apresenta também grandes teores de água e potássio que têm um leve efeito diurético. 

Seguidamente poderá encontrar mais informação sobre o Morango… 


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Apesar de existirem inúmeras variedades, é fácil distinguir o morango pela vivacidade da sua cor vermelha, com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. 

Antes de ser cultivado, o morango crescia apenas de forma selvagem nos bosques. As variedades atuais são híbridas de culturas antepassadas, têm um maior tamanho e um sabor irresistível.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Morango

Energia (kcal)

29

Água (g)

90,1

Proteínas (g)

0,6

Gordura (g)

0,4

Hidratos de carbono (g)

5,3

Fibra (g)

2,0

Caroteno (µg)

26

Vitamina C (mg)

47

Ácido fólico (µg)

47

Potássio (mg)

138

Magnésio (mg)

10


mg = miligramas; µg = microgramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 70.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

O Morango possui várias propriedades nutricionais: 

- É rico em antioxidantes, como a vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes; 
- É uma forma agradável e saborosa de fortalecer as defesas do organismo e prevenir diversas doenças crónicas, como a doença cardiovascular e o cancro.
- O teor em água e potássio apresenta um leve efeito diurético que poderá ser benéfico para as pessoas que fazem retenção de líquidos no corpo ou em casos de hiperuricemia (níveis de ácido úrico elevados no sangue) e hipertensão arterial. 

O morango é muito apreciado pelas crianças e pode ser uma forma divertida de educar as crianças para o consumo de frutas e hortícolas.
Um vasto número de pessoas apresenta reações alérgicas quando consome morangos, que passam por irritação da pele, inchaço da boca e garganta, dores de cabeça, entre outros.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem usados. 

No ato da compra escolha aqueles que apresentam uma consistência firme, cor vermelha viva e sem mazelas ou partes deterioradas. Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, evite os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que aqueles de tamanho muito grande. Se comprar morangos pré-embalados, verifique se não estão demasiado compactados, uma vez que isso facilita a deterioração dos mesmos.

Deverá conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias. Antes de os refrigerar, retire aqueles que estão danificados ou com bolor e certifique-se das condições da embalagem.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
PARTILHAR 20 LIKES

Sugestões