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SOCIAL

MEXILHÃO

As proteínas do mexilhão são de elevada qualidade. É pobre em gordura e por isso tem poucas calorias. Mas é preciso ter em atenção que, tal como os restantes frutos do mar, este molusco pode causar alergias. E uma vez que também é rico em sódio, os hipertensos e quem sofre de problemas cardiovasculares ou tem colesterol elevado devem moderar o seu consumo.

Minerais e vitaminas
Iodo e ferro em abundância, mas também cálcio. São estes os minerais presentes no mexilhão. Em termos de vitaminas este alimento oferece predominantemente vitaminas do complexo B, com grande percentagem de ácido fólico.

Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Mexilhão Crú

Mexilhão Cozido Sem Sal

Energia (kcal)

69

97

Água (g)

82,5

75,8

Proteínas (g)

12,1

16,8

Lípidos (g)

1,5

2,1

Hidratos de carbono (g)

2,0

2,8

Ácido fólico (µg)

37

36

Iodo (µg)

40

40

Calcio (mg)

56

78

Sódio

290

362

Ferro (mg)

3,5

4,0


µg = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 64

Como escolher
Atualmente já podemos encontrar mexilhões durante todo o ano pois a maioria dos que estão no mercado são de aquacultura. Tenha a certeza que os compra num local de confiança e lave-os em água corrente antes de os cozinhar para retirar toda a areia do seu interior. Os mexilhões que não abrirem com o calor da cozedura devem ser rejeitados pois isto é ser sinal de pouca frescura.
 
 Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
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