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MAÇÃ

A maçã é uma fruta com várias substâncias antioxidantes — vitamina C e fitonutrientes, em particular flavonóides (quercetina, catequinas e ácido clorogénico) -, que fortalecem o nosso sistema imunitário, defendendo o nosso organismo de infeções, retardam o envelhecimento das células, ajudam a regular a tensão arterial e ainda protegem o sistema cardiovascular. 

Rica em água e fibra solúvel e insolúvel, a maçã também pode ajudar a controlar o colesterol e os picos de glicemia (açúcar no sangue) e combate a prisão de ventre. Por tudo isto é um dos grandes aliados da nossa saúde.

Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Maçã crua c/ casca

Maçã crua s/ casca

Energia (kcal)

57

54

Água (gr)

82,9

83,8

Proteínas (gr)

0,2

0,2

Lípidos (gr)

0,5

0,5

Hidratos de Carbono (gr)

13,4

12,7

Mono Dissacarídeos (gr)

13,4

12,7

Fibra (g)

2,1

1,9

Vitamina C (mg)

7,0

5,0


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
Compre frutos brilhantes e sem manchas ou amolgadelas. Prefira as que são cultivadas o mais perto possível do local de compra, uma vez que o seu valor nutricional vai diminuindo ao longo do tempo de armazenagem.

Sabia que ...
A casca da maçã é rica em agentes protetores do organismo e por isso esta fruta devia ser consumida inteira. No entanto, tem de ser muito bem lavada para se evitar a ingestão de eventuais resíduos de pesticidas.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

 
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