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COURGETTE

Vulgarmente conhecida e classificada como hortícola, em termos botânicos a courgette é considerada um fruto pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma família da melancia, melão, abóbora e pepino.

Hoje em dia pode ser adquirida em qualquer altura do ano, contudo é entre os meses de maio e de julho que a courgette pode ser encontrada com maior facilidade.

Por ter um sabor delicado e suave, é ideal para adicionar a qualquer refeição de verão.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Courgette Crua

Energia (kcal)

17

Proteínas (g)

1.6

Gordura (g)

0.3

Hidratos de carbono totais (g)

2

Fibra (g)

1

Vit. C (mg)

17

Folatos (mg)

41

Potássio (mg)

248

Sódio (mg)

3

Cálcio (mg)

22

Magnésio (mg)

20


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS:

Até à data, a courgette não foi muito estudada no que respeita aos seus benefícios, contudo e apesar destas limitações na pesquisa, existem benefícios para a saúde bem documentados.

Um dos benefícios da courgette que está muito bem documentado é a sua capacidadeantioxidante. Por ser uma ótima fonte de magnésio e vitamina C, tal como de vitamina A ecarotenoides, a courgette fornece-nos uma boa combinação de nutrientes que possuem capacidades antioxidantes. Tal como na cenoura, esses antioxidantes ajudam especialmente na proteção dos olhos, protegendo-nos contra a degeneração macular relacionada com a idade e as cataratas.

Para além dos nutrientes que possuem capacidade antioxidante, a courgette apresenta uma vasta lista de nutrientes responsáveis pela regulação do açúcar no sangue, tal comovitaminas do complexo B, (folatos e as vitaminas B6, B1, B2 e B3), magnésio, zinco e os ácidos gordos ómega-3. Também nos protegem contra o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.

As sementes e os óleos extraídos das sementes da courgette também apresentam benefícios para a nossa saúde, pois apresentam propriedades antimicrobianas.


COMO COMPRAR E CONSERVAR:

No momento da compra deve escolher aquelas que tiverem um maior peso e cuja casca não seja muito dura, pois poderá significar que a courgette está muito madura ou que tem sementes muito duras.

Deverá também ter em atenção o tamanho das courgettes, optando por aquelas que apresentam uma dimensão média, uma vez que as que são excessivamente grandes e as que têm tamanho reduzido podem ser fibrosas e menos saborosas.

Se pretender armazenar durante um período de aproximadamente sete dias, procure conservar a courgette no frigorífico, dentro de um saco de plástico. Se quiser alargar ainda mais a sua conservação, o congelamento parece ser uma boa opção, contudo deve ser feito apenas após cortar a courgette em rodelas e a cozinhar durante cerca de três minutos. Já foi provado que o processo de congelamento da courgette permite a retenção da atividade antioxidante deste vegetal.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
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