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BATATA DOCE

Com uma casca cor de terra na superfície e avermelhada nas camadas inferiores e com uma polpa que pode ir do branco ao púrpura, a batata-doce possui um elevado teor de pró-vitamina A, ou betacaroteno. Este é tanto maior quanto mais alaranjada for a polpa. Esta substância é antioxidante e apresenta mais biodisponibilidade na batata doce do que nos vegetais de folhas verde-escuras.

Quando a batata-doce apresenta uma polpa de cor púrpura, significa que é especialmente rica em antocianinas, cujo poder antioxidante é dos mais elevados.

Além disso este tubérculo tem um alto teor de vitaminas C, E, e vitaminas B9 (ácido fólico) e B6, que ajudam a controlar os níveis de homocisteína, e consequentemente diminuir o risco de de doença cardiovasculares.


COMO COZINHAR A BATATA DOCE

A batata-doce consome-se sempre cozinhada. Para que a perda de nutrientes seja menor, é aconselhável cozê-la ao vapor ou assar. Pode também ser consumida frita ou usada na confeção de bolos, compotas, ­­­doces, pães, cremes e sopas.

Idealmente, deve ser guardada num ambiente a rondar os 15ºC, ao abrigo da luz, fora do frigorífico (o frio altera o seu sabor).

Caso a temperatura ambiente seja elevada, a batata-doce pode germinar e fermentar, tornando-se imprópria para consumo. Para se conservar durante um período de tempo longo, deve ser cozida e refrigerada (durante uma semana no máximo) ou congelada.

TABELA NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Batata-Doce Crua

Energia (kcal)

119

Água (g)

67,2

Proteínas (g)

1

Lípidos (g)

0

Hidratos de carbono (g)

28,3

Mono e dissacarídeos (g)

7,9

Fibra (g)

2,7

Potássio (mg)

350

Sódio (mg)

21

Vitamina A (µg)

650

Vitamina B6  (mg)

0,09

Vitamina E (mg)

4,6

Vitamina C (mg)

25

Ácido fólico (µg)

17

Caroteno

3900

Ferro (mg)

0,4


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

COMO ESCOLHER

Quando se compra batata-doce deve optar-se por peças inteiras, com a pele intacta sem manchas ou amolgadelas. Certifique-se que a batata-doce não está no frigorífico, uma vez que as temperaturas muito frias podem alterar o seu sabor.

SABIA QUE..

A intensidade do amarelo ou laranja da batata­doce deve­se ao seu teor em betacaroteno, um poderoso antioxidante. 

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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