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AMORA

Originárias da Ásia as amoras terão chegado à Europa no século XVII e neste momento são cultivadas por todo o globo, essencialmente nos climas temperados. 
As amoras silvestres, que ainda crescem em arbustos selvagens em muitas zonas do nosso país, apresentam coloração quase preta quando maduras e são características do final do verão. 
Por seu lado, as amoras, frutos da amoreira, variam a sua coloração com a espécie à qual pertencem e frutificam de Maio a Agosto em Portugal. 
As espécies de amoreira mais cultivadas são a amora-vermelha, a amora-branca (cujas folhas são as preferidas do bicho-da-seda) e a amora-preta (a mais comum em alimentação humana). 
Brancas, vermelhas ou pretas,são todas deliciosas e uma excelente fonte de nutrientes protetores. Por tudo isto são muitas vezes incluídas no grupo dos chamados “super-alimentos”. 


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Amora

Energia (kcal)

43

Proteínas (g)

1.4

Gordura (g)

0.5

Hidratos de carbono totais (g)

10.2

Fibra (g)

5.3

Vitamina K (mcg)

19.8

Folatos (mcg)

25

Vitamina C (mg)

21

Magnésio (mg)

0.6

Potássio (mg)

210


mg = miligramas. mcg= microgramas 
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: www.nutritiondata.self.com


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Rica em água a amora apresenta um baixo valor calórico com apenas 43 kcal por cada 100g. Contém quantidades significativas de nutrientes reguladores e protetores como a fibra, a vitamina C, a vitamina K e o ácido fólico. Além disso, é rica em compostos fitoquímicos, nomeadamente ácidos fenólicos, taninos e flavonoides, substâncias responsáveis pelo seu poder antioxidante, o que faz desta fruta um forte aliado na proteção contra o envelhecimento celular em geral e do tecido nervoso em particular.


COMO COMPRAR E CONSERVAR


A amora é um fruto muito sensível pelo que deve ser escolhida com todo o cuidado preferindo-se as que se apresentam firmes e com a sua coloração natural devidamente conservada. Frescas, devem conservar-se no frigorífico mas não duram mais de alguns dias. Para utilizações transformadas (doces, compotas, purés, etc.) podem ser congeladas. 

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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