Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

AMEIXA

O vasto número de espécies de ameixa terá diferentes origens. Pensa-se que a ameixa europeia tenha sido descoberta há cerca de dois mil anos atrás, sendo originária da área próxima do Mar Cáspio.

Já na época Romana, existiam mais de 300 variedades de ameixas europeias. Estas cruzaram o Oceano Atlântico com os peregrinos, que as levaram para os Estados Unidos no século XVII.

As ameixas pertencem ao género Prunus e são da família do pêssego e da nectarina. São consideradas drupas, frutos carnudos de caroço duro, o qual contém as sementes. A ameixa pode ter uma cor púrpura, vermelha, azul-escura, verde, amarela ou âmbar. Além de ser consumida fresca, também se consome seca, em conserva, sendo também comum em alguns pratos de doçaria tradicional.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

A ameixa fresca tem quase 90% de água e um baixo valor calórico, fornecendo cerca de 35 kcal/100g. É rica em nutrientes reguladores como vitaminas e minerais e ainda em fibra.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Ameixa

Energia (kcal)

36

Água (g)

88

Proteínas (g)

0.8

Lípidos (g)

0.2

  dos quais : monoinsaturados (g)

0.1

Hidratos de carbono (g)

7.6

Fibra (g)

1,9

Potássio (mg)

165

Fósforo (mg)

13

Vitamina A (µg)

88

Vitamina B1 (mg)

0,02

Vitamina E (mg)

0,6

Caroteno (µg)

530


Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

A ameixa tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
Este mesmo mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular.

A vitamina B1 está presente em variadas reações químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas, lípidos, hidratos de carbono e ácidos nucleicos.

Os carotenos são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela receção da luz na retina. Além disso, é importante para uma pele saudável, para um crescimento saudável, para o desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

A vitamina E tem uma importante ação antioxidante. Evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.

A ameixa seca é amplamente conhecida como promotora do bom funcionamento intestinal, graças ao seu alto teor de fibra insolúvel que facilita a absorção de água ao nível do intestino. 

COMO COMPRAR E CONSERVAR

Se deseja comprar ameixas que estão maduras e prontas para consumir, escolha aquelas que resistem a pequenas pressões mas que se apresentam ligeiramente macias ao toque. Se prefere ameixas para amadurecerem em casa evite aquelas que se apresentem demasiado duras, uma vez que, devido à sua imaturidade, não desenvolverão bom gosto nem textura.

As ameixas que ainda não amadureceram podem ser conservadas à temperatura ambiente. Uma vez que este fruto amadurece rapidamente, verifique o seu estado um ou dois dias após a compra, de forma a certificar-se de que não amadureceram demais. Uma vez maduras, as ameixas podem ser conservadas no frigorífico durante alguns dias.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
PARTILHAR 13 LIKES

Glossário

Sugestões