Uma alimentação sustentável é aquela que respeita as seguintes premissas:
- Os alimentos são produzidos com recurso a métodos de produção que respeitam o ambiente e os animais;
- Tenta minimizar a quantidade de recursos utilizados como água e combustível;
- Local e sazonal, adquirindo os produtos diretamente a produtores locais;
- Respeita o bem-estar dos produtores e dos consumidores.
O primeiro passo para que possa ter uma alimentação mais sustentável é conhecer quais os alimentos sazonais, para que no momento da compra possa fazer escolhas mais adequadas.
Conhece quais as frutas e hortícolas características do outono?
Abóbora
A abóbora apresenta uma grande quantidade de substâncias com propriedades antioxidantes, responsáveis pela sua cor. A produção nacional concentra-se maioritariamente na região do Oeste, e a sua época estende-se de setembro a maio.
Romã
A romã apresenta um elevado potencial antioxidante, tendo cerca de 80 kcal por porção. A sua época vai de setembro a inícios de dezembro. A região do Algarve concentra a maioria da produção nacional.
Castanha
1 porção de castanhas corresponde a 10 castanhas, que contêm cerca de 179kcal e fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C. As castanhas são características do outono, encontrando-se dentro da época entre outubro e dezembro.
Descubra aqui a receita que sugerimos com alguns dos alimentos desta época: Peito de peru assado com castanhas e batatinhas
Referências Bibliográficas:
Associação Portuguesa de Nutrição (APN), 2021. Aliança contra a Fome e a Má Nutrição Portugal. Disponível em: Calendário de Produção Nacional (apn.pt)
Direção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), 2021. Alimentação Sustentável. Disponível em: Alimentação sustentável (dgav.pt)
Direção-geral da Saúde. Abóbora, 2017. Disponível em: Abóbora -Nutrimento Sazonal, PNPAS (dgs.pt)
Direção-geral da Saúde. Romã, 2017. Disponível em: Romã - Nutrimento Sazonal, PNPAS (dgs.pt)
Direção-geral da Saúde. Castanhas, 2018. Disponível em: Castanha – Nutrimento Sazonal, PNPAS (dgs.pt)