Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Nestlé Crianças Saudáveis

COMO TER UM DIA ALIMENTAR SAUDÁVEL?

Dia Alimentar
Dia Alimentar

COMO TER UM DIA ALIMENTAR SAUDÁVEL?

No âmbito de um estilo de vida saudável, um dia alimentar deve ser: COMPLETO, EQUILIBRADO e VARIADO.  

O nosso dia alimentar deve ser constituído por 3 refeições principais e pelo menos um lanche da manhã e outro da tarde, usando a Roda dos Alimentos como guia, adaptando sempre as quantidades às necessidades de cada um. 

Idealmente o nosso dia deverá começar com o pequeno-almoço que deve ser o mais completo possível de forma a repor os níveis de energia após o jejum noturno. Esta refeição é ainda mais importante para as crianças e adolescentes por se encontrarem numa fase de crescimento. O pequeno-almoço pode ser preparado em poucos minutos e deve sempre incluir alimentos dos 3 seguintes grupos:

 

3_grupos

 

 

Por exemplo: leite, iogurte natural, queijo… Em alguns casos, pode ser substituído por bebidas vegetais como as bebidas de arroz, soja, aveia, etc. Dar preferência as versões sem açúcar adicionado.

 

 

 

 

Por exemplo: pão de mistura ou centeio, cereais… Preferir cereais integrais com alto teor de fibra, não açucarados e com pouco sal.

 

 

 

 

 

Optar pela fruta fresca da época, sem adicionar açúcar ou mel

 

 

 

Ao almoço e ao jantar as refeições devem ser sempre iniciadas com uma sopa por ser uma boa forma de ingerirmos hortícolas, fornecendo uma quantidade generosa de vitaminas, minerais e fibras, bem como, uma boa fonte de hidratação. Deixamos aqui um exemplo de como preparar uma sopa de forma simples e saborosa! 

Os pratos principais devem ser constituídos por 6 dos 7 grupos de alimentos da Roda dos Alimentos: 

7_grupos

 

 

Por exemplo: massa e arroz integrais, batata, batata-doce…

 

 

 

 

Por exemplo: tomate, alface, pepino, cebola, cenoura, pimentos…

Optar por hortícolas da época e, sempre que possível, de produção local.

 

 

 

Dar preferência ao pescado.

Privilegiar o consumo de carnes brancas (por exemplo: frango, perú), diminuindo o consumo de carnes vermelhas . Retirar sempre as gorduras e as peles visíveis.

 

 

 

Por exemplo: grão de bico, feijão, ervilhas…

Devem ser consumidas pelo menos 1 vez por dia.

 

 

 

 

A fonte de gordura de eleição deve ser o azeite.

 

 

 

 

 

A refeição deve ser finalizada com uma fruta fresca e da época como sobremesa.

 

 

 

Parece muitos alimentos? Então vamos organizar as ideias, ou melhor, organizar o prato! Metade do prato deve conter as hortícolas e a outra metade deve ser dividida em duas partes: pescado, carne e ovos (¼) e cereais e derivados e/ou leguminosas (¼).

Divisão

Os momentos entre as refeições não devem ser esquecidos, e um lanche completo e equilibrado é igualmente importante. Se sente dificuldade na hora da sua preparação, explore como deve ser um lanche saudável.

Por fim, é de mencionar que a água deve ser a bebida de eleição que acompanha todas as refeições! Se seguir estas orientações não tem como falhar num dia alimentar saudável e completo. 😉

Referências bibliográficas:

Associação Portuguesa de Nutrição (APN). O pequeno-almoço: Um hábito saudável –Alguns minutos, grandes benefícios, 2015. Disponível em: (Ebook_DM_Alimenta\347\343o_low.pdf) (apn.org.pt)

Direção-Geral da Saúde. A nova roda dos alimentos – Um guia para escolha alimentar diária. Disponível em: a-ax433o.pdf (dgs.pt)

Direção-Geral da Saúde. Guia para o Aconselhamento Breve 10 Passos para a Promoção da Alimentação Saudável – Cartaz. Disponível em: guia_10passos_AF (dgs.pt)