Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Afinal, quantas horas deves dormir por noite?
Dicas Saudáveis

Afinal, quantas horas deves dormir por noite?

Ver mais um episódio de uma série, fazer scroll no feed das redes sociais ou simplesmente ler mais umas páginas de um livro. Tudo isto são exemplos de motivos pelos quais vais dormir mais tarde. E o mais natural é que no dia a seguir te custe a acordar porque o mais provável é que não tenhas dormido o número de horas que o teu corpo precisa para descansar.

É durante o sono que o teu organismo se regenera, que o teu cérebro descansa e se prepara para enfrentar o dia seguinte, mas, para isso, tens mesmo de dormir um certo número de horas. Mas, afinal, quantas horas é que deves mesmo dormir?

Claro que o sono nem sempre é linear e muitas vezes é normal acordares durante a noite, o que pode ter influência no número de horas que passas, efetivamente, a dormir.

A realidade é que a quantidade de horas de sono de que precisamos vai mudando ao longo da tua vida e, ao contrário do que poderias imaginar, quanto mais velho ficas, menos horas precisas de dormir. Quem o diz são os especialistas da Sleep Foundation*1, uma organização americana especializada na área do sono.

Os dados têm sido alterados ao longo dos anos, à medida que as investigações vão evoluindo. Num dos últimos relatórios publicados*2 , em julho de 2020, os especialistas concluíram que um adulto precisa de dormir entre 7 a 9 horas por noite para o seu organismo conseguir regenerar-se completamente.

Já um bebé recém-nascido precisa de, pelo menos, 14 horas de sono por dia, enquanto que a uma criança, dos 3 aos 5 anos, já bastam apenas entre 10 a 13 horas de sono diárias. Num espectro totalmente oposto, um adulto, a partir dos 65 anos, precisa de dormir apenas 7 horas diárias.

Claro que o sono nem sempre é linear e muitas vezes é normal acordares durante a noite, o que pode ter influência no número de horas que passas, efetivamente, a dormir. Para evitares que isso aconteça, há algumas coisas que podes fazer para melhorar a qualidade do teu sono. Toma nota destas dicas:

  • Desliga as notificações do telemóvel e, se possível, ativa o modo não incomodar;
  • Tenta dormir com o mínimo de luzes ligadas possível, para evitar os estímulos visuais;
  • Da mesma forma, evita também os estímulos auditivos e tenta descansar num lugar calmo;
  • Confirma se a temperatura do teu quarto está amena, nem demasiado fria, nem muito quente;
  • Se tiveres dificuldades em adormecer, instala uma aplicação de meditação, e faz alguma sesssão antes de ires dormir.
 

também

Dicas Saudáveis

Em 2019, a Nestlé comunicou a implementação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos em…

Dicas Saudáveis

Nos últimos anos, foram cada vez mais as pessoas que optaram por deixar o carro em casa, que…

Dicas Saudáveis

A cozinha é, provavelmente, a zona da casa onde se produz mais lixo. Até um simples snack a meio da…